TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Brasil e escolas

Tese: História do Brasil e escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Tese  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 7

Galera, como eu fiz enem em 2013 e acabei passando no que eu queria (Engenharia Mecânica na UFRJ), acho que devo compartilhar com vocês as apostilas que usei para o estudo. Quem quiser, é só deixar o email nos comentários. Boa sorte no Sisu, Prouni, Fies, etc. Espero que também alcancem os sonhos de vocês! Emoticon grin

PS: Olhem a caixa de spam de vocês, o email pode acabar indo para lá!

A história do Brasil e da escola

Como pude observar ao longo da história, a educação passa por muitas reformas, que vem dando forma à educação que era apenas para alguns e que para chegarmos até aqui foram muitas lutas e obstáculos. Então é muito importante que a gente compreenda esse processo. Diante disso, espero que cada um participante da sociedade esteja sempre buscando esta educação de qualidade para todos.

De acordo com as pesquisas realizadas, a educação formal no Brasil em 1.549 com a chegada dos padres e irmãos coadjutores. Estes religiosos, no litoral brasileiro, criaram dezessete colégios, seminários e internatos e quatro cursos: elementar, humanidades, ciências e artes, filosofia e teologia. A educação ensinada formava novos padres para continuarem os trabalhos missionários ou servia para preparar administradores sociais. Marquês de Pombal instituiu aqui na Colônia um modelo de organização das escolas e contratação de professores.

A política de educação conduzida por D. João VI que expressava a disposição de transportar o modelo de educação das elites europeias para o Brasil. A cultura muda de país para país, cada um tem seu tem o seu próprio sistema Educacional.

A Europa daquele instante passou pelo alvoroço de filosofia iluminista e para tanto era necessário na colônia (Brasil) ter uma “Educação” com moldes na europeia, isto é, uma instrução voltada para o ensino laico. Separação institucional entre o estado e a igreja.

O que mais me chamou a atenção sobre as classes sociais é que no período colonial subdividiam em ilustres donos de posse e escravos, nas populações carentes responsáveis pelo executor das tarefas cotidianas.

As escolas eram locais para instrução das camadas sociais privilegiadas e os humildes eram excluídos na sociedade principalmente a participação escolar e outras decisões sociais.

As vivências das classes pobres com a educação passaram por um processo de exclusão, onde eles na realidade nem eram vistos como cidadão.

As mulheres são um exemplo deste processo que para ingressarem na escola elas deviam vencer os obstáculos em casa, as condutas da igreja Católica, e assim, eram ingressadas nas confiarias e conventos para receber educação na doutrina cristã e bons costumes.

Em entrevista realizada sobre a escola e as pessoas que ali trabalham, descobri que muitos têm muita dedicação naquilo que faz e a escola ao longo dos anos só vem crescendo, e a cada mudança na legislação realiza-se a alteração no Regimento da escola e na Proposta Política Pedagógica.

Os aspectos históricos da construção da escola mais relevantes são onde houve muitas mudanças, mas todos para melhor atendimento da classe estudantil e toda comunidade escolar, visando sempre uma aprendizagem um ensino de qualidade com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, pesquisar, ensinar e divulgar a cultura.

Diante das entrevistas realizadas com os professores mais velhos, observei que muitos entraram na área da educação por serem filhos de pais professores e assim deu continuidade a profissão. O que mais me chamou a atenção foi que outros professores iniciaram a carreira por falta de opção, mas que gostaram demais e tem muita dedicação ao trabalho de educar e que fazem de tudo para melhorar sempre.

Como profissional pude perceber que a ampliação de novos conhecimentos é essencial para melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem de cada um de nós.

Um bom profissional tem que buscar novas estratégias para desempenhar melhor a cada dia.

Capítulo V

A grande importância da psicologia na escola

O que pesquisei sobre a psicologia como área do conhecimento psicologia e educação, ciclo de vida: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Como construções culturais, papel do educador na formação da personalidade do aluno.

Eu encontrei alguns trechos bem interessantes como esse que todos nós utilizamos uma psicologia no nosso cotidiano, na educação dos filhos, uma conversa com os amigos. Enfim todos nós utilizamos o conhecimento acumulado pela psicologia que passou a ser chamado de senso comum. A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados, sendo a educação um deles, podemos destacar a importância da escola e preciso entendê-la como um meio transformador e questionador da sociedade e reconhecer a sua dimensão. O desenvolvimento e a educação são complementares e é a atividade exercida por todos os educadores é de extrema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com