TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Cobertura De Solo

Casos: Importancia Da Cobertura De Solo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Importância da Cobertura de Solo

Aluna: Rosiane Araujo

Campo Grande – MS, 2014

Introdução

Uma definição para o processo de erosão seria o arrastamento das partículas que constituem o solo ocasionado aqui no Brasil principalmente pela ação da água. Esta água geralmente é de precipitações pluviométricas.

Por mais que o solo seja fértil, com o tempo sob a ação constante de erosão este solo pode se tornar cada vez mais pobre trazendo prejuízos na produção agrícola. Quanto mais desprotegido de cobertura vegetal mais ficam sujeitos às chuvas incidirem diretamente sob os mesmos ocasionando a erosão.

A chuva, segundo sua intensidade, quando cai sobre o solo pode evaporar, infiltrar no solo ou escorrer sobre o mesmo. Esta última é a que deve ser controlada para evitar as enxurradas que produzem a erosão. As gotas de chuva ocasionam um impacto quando toca o solo produzindo poros facilitando a entrada da água e com isso facilitando o arraste das partículas.

Com isso, faz-se necessário uma proteção para o solo e a cobertura vegetal é uma forma de proteção, pois é considerada uma defesa natural de um terreno contra a erosão onde suas raízes ajudam reter a reter esta água.

Como dito anteriormente a erosão, inicialmente, é causada pelo impacto de uma gota d’água. Esta gota, pela ação do impacto sobre a superfície do solo desnudo, atua compactando-o e desagregando as partículas, fazendo salta-las a certa altura, as quais são colhidas pela película da água que escorre conforme mostra a figura 1.

Figura 1: impacto da gota de chuva sobre o solo

Experimento

Em sala realizamos um experimento que mostra de uma forma simples e prática de visualizar a importância da cobertura de solo. Através do experimento podemos ver claramente como a precipitação age sobre o solo e a importância de termos sempre o solo coberto com algum tipo de cobertura seja vegetal ou matéria orgânica.

Para o experimento foram utilizadas três garrafas plásticas com a mesma quantidade de terra em cada uma. A frente de cada garrafa foram postos outros recipientes vazios para aparar a água que iria escoar das garrafas com terra e assim mensurar o quanto de solo estaria sendo carregado em cada uma das situações. A figura 2 mostra um modelo do experimento.

Em uma das garrafas foi plantado semente de alpiste para representar uma situação onde o solo esta coberto e protegido. Na segunda garrafa o solo foi coberto com matéria orgânica, representando matéria morta ou palhada que também é uma solução para proteger o solo.

Na terceira garrafa o solo ficou descoberto por completo para que o solo ficasse totalmente sujeito a força da água e mostrasse os efeitos e a perda de solo por arraste.

Figura 2: modelo do experimento

À medida que a água foi despejada em cada uma das garrafas, observamos a importância de ter um solo coberto e a eficiência de cada modelo. A água ficou bem mais limpa onde tinha a planta, pois as folhas evitam que a água toque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com