TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do solo para o ambiente natural nas áreas urbanas e rurais

Resenha: A importância do solo para o ambiente natural nas áreas urbanas e rurais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do solo para ambientes naturais tanto na área urbana como na rural ainda é desconhecida pela população em geral, o que contribui para o aumento do seu processo de alteração e degradação e na recarga de aquíferos essenciais para o abastecimento humano.

Por conta disto, a pesquisa em questão se trata de um tema muito importante que é a infiltração e retenção da água no solo. Águas provenientes das precipitações que ficam retidas no terreno ou a escoar superficialmente podem se infiltrar no solo por efeito da gravidade ou da capilaridade. Passando a formar a fase subterrânea do ciclo hidrológico.

Na infiltração existem fases são elas: fase de intercambio, descida e circulação. Os principais fatores que influem no processo de infiltração no solo são: Depressões, provocando retenções de água, Geologia onde condicionamos sua permeabilidade quanto menor sua profundidade menor será sua infiltração, Ocupação do solo onde as devastações da vegetação diminuem drasticamente a quantidade de água infiltrada, topografias onde os declives acentuados favorecem o escoamento superficial diminuindo a oportunidade de infiltração.Devido essa infiltração no solo sendo alimentada pela chuva onde se formam os aquíferos, formação geológica subterrânea que funcionam como reservatórios de água. Onde podemos aproveitar no abastecimento de poços e nascentes, reservatórios de água doce.

Objetivo Geral:

Verificar como os aquíferos são importantes para o abastecimento humano em todo mundo, e sua má exploração pode causar danos irreversíveis ao mesmo. E uma das principais formas de recuperação de aquíferos se dá através da recarga artificial e intencional.

Objetivos específicos:

Proporcionar tratamento adicional de afluentes;

Aumentar a disponibilidade de água em aquíferos potáveis ou não potáveis;

Proporcionar reservatórios de água para uso futuro;

Prevenir subsidência do solo “Movimento para baixo ou afundamento do solo”;

Prevenir a intrusão de sal;

Abastecer poços, rios, lagos e oceanos formando ciclo hidrológico;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com