TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da água

Projeto de pesquisa: Importância da água. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

1. Introdução------------------------------------------------Pág. 3

2. Composição físico-química---------------------------Pág.4

3. Importância da água-----------------------------------Pág. 5

4. Onde encontrá-la e seus estados-------------------Pág.5

4.1 Distribuição de água na Hidrosfera----------Pág.5

4.2 Ciclo hidrológico, ou ciclo da água------------Pág.5

4.3 Três estados da água------------------------------Pág.6

4.4 Propriedades da água-----------------------------Pág.6,7.

5. Conclusão--------------------------------------------------Pág.8

INTRODUÇÃO

Água, composto quimico importante para todo tipo de vida no planeta terra.

A Terra é o único planeta do Sistema Solar onde existe água na forma líquida (segundo os conhecimentos atuais). Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem organismos vivos apenas na Terra.

A água também faz parte do corpo dos seres vivos. Percebemos sua existência em nosso corpo quando transpiramos, urinamos ou choramos, embora nesses casos, ela esteja misturada com outros produtos do nosso metabolismo

Composição físico-química

A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada a água.

A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus Celsius (no nível do mar).

Seis propriedades fundamentais que só a água apresenta:

1. Densidade: 999,97 kg/m³

2. Ponto de ebulição: 99,98 °C

3. Massa molar: 18,01528 g/mol

4. Fórmula: H2O

5. Ponto de fusão: 0 °C

6. Temperatura de ponto triplo: 0,01 °C

Especificando quimicamente a sua composição: a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio que dispõem-se num formato angular, estabelecendo um contraste entre os lados, onde em um lado há a formação das zonas positivas e em outro lado há a formação das zonas negativas.

As moléculas de água tendem a se unir a outras moléculas, pois estas sofrem atrações motivadas pelas cargas elétricas, o que origina a formação de pontes de hidrogênio, porém não se unem a qualquer molécula, pois as moléculas apolares que são formadas por gorduras, óleos e ceras não são solúveis à água.

A água é considerada um líquido de dissolução universal, pois em contato com outras moléculas polares consegue envolvê-las e separá-las, o que também é possível com sais minerais. Por esse fato, a água apresenta sais minerais em sua composição que podem ser bicarbonato, cloreto e sulfato, sódio, magnésio, potássio, flúor, ferro e cálcio, que foram dissolvidos pela água ao entrar em contato com ela.

Importância da água

Só de ouvir a palavra água, já nos vem a mente a grandíssima importancia na vida dos seres vivos.

A água é extremamente importante para o homem. Na antiguidade, por exemplo, as grandes civilizações se desenvolveram às margens de rios. Os egípcios, por exemplo, dependiam das águas do rio Nilo para quase tudo. A civilização da Mesopotâmia também utilizou este recurso natural dos rios Tigre e Eufrates.

O seu uso e importância vai desde a limpeza, nutrição, alimentação e transporte.

Em poucas palavras, água é vida.

Percebemos sua existência em nosso corpo quando transpiramos, urinamos ou choramos, embora nesses casos, ela esteja misturada com outros produtos do nosso metabolismo.

Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem organismos vivos apenas na Terra.

Onde encontrá-la e seus estados

Distribuição de água na Hidrosfera

- Oceanos: 97,2%

- Geleiras e calotas de gelo: 2,15%

- Água presente no subsolo: 0,62% (aproximadamente)

- Águas da superfície (rios, lagos, biomassa): 0,029% (aproximadamente)

- Água presente na atmosfera: 0,001% (aproximadamente)

Ciclo hidrológico, ou ciclo da água

Como já mencionado anteriormente, a água também faz parte do corpo dos seres vivos. Percebemos sua existência em nosso corpo quando transpiramos, urinamos ou choramos, embora nesses casos, ela esteja misturada com outros produtos do nosso metabolismo.

A água está sempre se renovando. Existe um ciclo hidrológico, ou ciclo da água. Isso quer dizer que não existe "água nova". A água que se bebe, já foi nuvem (vapor), por exemplo. Essa renovação se repete desde o início da vida na Terra. Assim, a água que abastece os seres vivos hoje, é a mesma que os dinossauros bebiam! Por isso é tão importante evitar a poluição e o desperdício. Caso contrário, a água se esgotará e com ela toda a vida.

Três estados da água

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com