TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

India E China

Projeto de pesquisa: India E China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

China

INTRODUÇÃO

China, país do Extremo Oriente asiático, terceiro maior do mundo em superfície e o maior em população. Limita-se ao norte com a República da Mongólia e com a Rússia, a nordeste com a Coréia do Norte, a leste com o mar Amarelo e o mar da China Oriental, ao sul com o mar da China Meridional, o Vietnã, Laos, Myanmar (ex-Birmânia), a Índia, o Butão e o Nepal, a oeste com o Paquistão e o Tadjiquistão e a noroeste com o Quirguistão e o Cazaquistão. Conta com mais de 3.400 ilhas costeiras, sendo Hainan a maior delas. A superfície é de 9.571.300 km2, sem contar Taiwan. A capital é Pequim e a maior cidade é Xangai.Mais de uma quinta parte da população mundial vive dentro de suas fronteiras. A ascensão do governo comunista, em 1949, é um dos fatos mais importantes de sua história. Desde o final da década de 1970, saiu de seu isolamento em relação à comunidade internacional e procurou modernizar sua estrutura econômica.

TERRITÓRIO

Compreende grande diversidade de paisagens. Em termos gerais, os pontos mais altos da China encontram-se no oeste, onde se acham algumas das cadeias montanhosas mais elevadas do mundo. Três delas, Tien Shan, Kunlun e Tsinling, datam da era paleozóica. A quarta, o Himalaia, formou-se durante o período oligoceno. No período quaternário, a atividade tectônica manifestou-se sob a forma de devastadores terremotos. A China pode ser dividida em seis grandes regiões geográficas, cada uma delas dotada de considerável diversidade geomorfológica e topográfica. O noroeste é constituído de duas bacias, a de Dzungaria (Junggar Pendi) no norte e a de Tarim He, no sul, com o deserto de Takla Makan (Taklimakan Shamo) e os montes Tien Shan. As zonas fronteiriças mongólicas, situadas na parte centro setentrional, são uma região de mesetas, formada sobretudo por desertos que em direção ao norte se transformam em estepes.

O nordeste compreende toda a região de Dongbei Pingyuan, chamada pelos japoneses de Manchúria, nome com que passou a ser mais conhecida. O norte da China, situado entre as zonas fronteiriças mongólicas ao norte e a bacia do rio Yang-tsé ao sul, é formado por várias unidades de relevo distintas: a meseta do noroeste, a planície norte, as terras altas de Shandong e as montanhas centrais. A quinta região, o sul da China, é formada pelo vale do Yang-tsé e por outras zonas como a depressão do Sichuan, as terras altas do sul, o planalto de Yunnan-Guizhou, a depressão Chihchiang e a planície deltaica do Zhoushan (rio das Pérolas), conhecida comumente como delta de Cantão. Finalmente, a meseta tibetana é a mais elevada do mundo, com altura média de 4.510 m. As cadeias montanhosas que a rodeiam são o Himalaia ao sul, Pamir e Karakoram a oeste, e o Kunlun Shan e o Qilian Shan ao norte. Constitui a nascente do Indo, do Ganges, do Brahmaputra, do Mekong e do Huang He.

O maior rio é o Yang-tsé, que é também o mais longo da Ásia e o terceiro do mundo. Apenas o Amazonas e o Nilo o ultrapassam em extensão. Chamado também de rio Azul, percorre 6.300 km de oeste para leste, cortando a China em duas partes. Sua vazão é de 29 mil m3/s e de 60 mil, em período de enchente. Avalia-se que a população ribeirinha é de 200 milhões de habitantes, mas sua bacia cobre uma superfície equivalente a um quinto da China e reúne um terço da população chinesa. O Amur (Heilong Jiang) é o mais importante da Manchúria, continuando na Sibéria, enquanto o principal rio do norte é o Huang He ou Amarelo. Os trechos retos inferiores do Chihchiang são o sistema fluvial mais importante do sul. Prevalece o clima temperado; também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com