TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização Brasileira

Artigo: Industrialização Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS – CAPÍTULO 43

1) Com base nas informações deste capítulo e do capítulo anterior, descreva o modelo de substituição de importações introduzido no Brasil.

Nesse modelo, o país passa a produzir o que antes era importado. A sua introdução no Brasil deu-se com a vinda de empresas transnacionais que aqui se estabeleceram aproveitando as facilidades oferecidas, como incentivos fiscais, mão-de-obra barata, mercado consumidor e matérias-primas de baixo preço. Esse processo ficou conhecido também como “importação de fábricas”.

2) O Brasil é industrializado, entretanto permanece subdesenvolvido. Justifique a afirmação apresentando dois exemplos.

Podemos citar duas características de subdesenvolvimento em nosso país: a dependência econômica e as desigualdades regionais.

3)

a) Aponte uma diferença dessa nova regionalização em relação à do IBGE.

Os complexos regionais foram definidos segundo suas características geoeconômicas. Na regionalização proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas desaparecem os limites que separam os estados. Além disso, há outras modificações que ela apresenta em relação à divisão oficial do IBGE: o sul do Mato Grosso e de Tocantins está agrupado ao complexo regional do Centro-Sul, por causa de suas relações de dependência econômica; o norte de Minas Gerais passa a compor o complexo do Nordeste por ser uma área com características econômicas e naturais semelhantes: clima semi-árido e pobreza, fazendo parte, inclusive, do Polígono das Secas; a porção oeste (ocidental) do Maranhão passa a integrar o complexo regional da Amazônia pela sua afinidade econômica extrativista (da mata dos Cocais).

b) O complexo regional do Nordeste está dividido em sub-regiões. Caracterize-as.

Zona da Mata: a mais importante sub-região do Nordeste, ocupa a faixa litorânea que vai desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Suas principais atividades econômicas são a cultura da cana-de-açúcar e do cacau. Duas das três principais cidades nordestinas estão situadas nessa região: Salvador e Recife, onde existem pólos industriais.

Sertão: é a sub-região mais extensa, com clima semi-árido, compreende o Polígono das Secas. As principais atividades são: a pecuária extensiva, o cultivo de arroz e algodão e cultura irrigada de frutas.

Meio-Norte: composta por Maranhão e Piauí, é uma área de transição entre o Nordeste e Amazônia.

Agreste: faixa estreita que se estende pelos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão.

c) Por que ao norte de Minas Gerais passou a integrar o complexo regional do Nordeste?

Porque possui clima semi-árido como o Sertão nordestino, apresentando problemas semelhantes de ocupação humana e situação de pobreza.

4) Com base no texto do capítulo e no texto acima, cite dois benefícios que podem resultar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com