TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização Brasileira

Trabalho Escolar: Industrialização Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

lique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

O processo de industrialização no Brasil se deu de forma tardia, mesmo com a liberação das indústrias no país precocemente, a "Revolução Industrial" brasileira se deu apenas após 1930. Todo o processo que envolve a industrialização do Brasil pode ser dividido em cinco partes:

• Antes da Revolução Industrial tardia¹

• a Revolução Industrial tardia²

• a internacionalização³

• o "milagre econômico" e a "década perdida"4

• a globalização5

¹Antes da Revolução Industrial tardia (1500 - 1930)

A primeira fase corresponde à fase colonial, onde era proibida a instalação de indústrias que concorressem com a metrópole. Poucas atividades de produção eram permitidas. A colônia conseguiu se desenvolver um pouco com a abertura dos portos, mas nada que resolvesse instantaneamente o problema da falta de produção manufatureira no Brasil.

Na segunda fase o Brasil é uma nação que tenta incentivar e proteger, com a implantação de tarifas de importação, a pouca indústria que existe no país, que cresceu com a abolição do tráfico de escravos, de onde surgiu o capital de investimento.

Na Primeira Guerra o Brasil se viu obrigado a se industrializar, pois não tinha como contar com seus fornecedores de produtos, pois estes estavam em guerra.

²A Revolução Industrial tardia (1930 - 1950)

Está ligada, principalmente, à revolução de Trinta, que tirou a oligarquia do poder e iniciou a Era Vargas, e à crise de 1929, que afetou a economia brasileira, baseada na café.

Outros fatores também contribuíram para a industrialização brasileira, como o êxodo rural, a diversificação da economia e a Segunda Guerra;

O governo de Vargas também procurou, ao máximo, promover a industrialização e proteger a indústria interna.

³A internacionalização da indústria (1950 - 1964)

Após um país satisfatoriamente industrializado, iniciam-se as políticas que queriam fortalecer as bases da indústria nacional para inseri-la no mercado internacional. É nessa fase que se completa a

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

industrialização brasileira, com importações voltadas para o abastecimento interno e baseada na união de capitais estatais e nacionais e estrangeiros privados.

4O "milagre econômico" e a "década perdida" (1964 - 1990)

O "milagre econômico brasileiro" se deu no governo militar, quando atingimos a oitava posição mundial no PIB e a primeira posição entra as nações subdesenvolvidas. Esse milagre se deu com empresas Estatais que eram sustentadas pela união de diversos capitais, que em muitos casos era de origem estrangeira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com