TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização No Brasil

Monografias: Industrialização No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

o Brasil teve um longo processo ate se tornar industrializado. A primeira região a se desenvolver industrialmente foi à região sudeste. A industrialização teve início depois da construção das primeiras estradas de ferro, no século XIX. A primeira indústria instalada foi à têxtil, após 1960 instalou-se a manufatura moderna e diversificada. Até 1930, a industrialização brasileira foi marcada por Indústrias tradicionais e pela importação de produtos industrializados. A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.

Indústria pré-1930: Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país.

Indústria pós-1930: ouve o começo da industrialização, muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Vargas e JK impulsionaram a industrialização brasileira.

O conjunto de mudanças:

Primeira etapa- ocorreu entre 1500 e 1808, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias e a produção tinha regime artesanal.

Segunda etapa- se desenvolveu entre 1808 a 1930, nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos.

Terceira etapa- período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a Petrobras.

Quarta etapa: teve início em 1955, e segue até os dias de hoje, foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em

12

investimentos com a instalação de empresas multinacionais.

Nas décadas 70, 80 e 90, a industrialização do Brasil continuou a crescer, embora, em alguns momentos de crise econômica, ela tenha estagnado. Atualmente o Brasil possui uma boa base industrial, apesar disso, a indústria nacional ainda é dependente, em alguns setores, de tecnologia externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com