TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização No Brasil

Trabalho Universitário: Industrialização No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de industrialização no Brasil se deu de forma tardia, mesmo com a liberação das indústrias no país precocemente, a "Revolução Industrial" brasileira se deu apenas após 1930. Todo o processo que envolve a industrialização do Brasil pode ser dividido em cinco partes:

• Antes da Revolução Industrial tardia¹

• a Revolução Industrial tardia²

• a internacionalização³

• o "milagre econômico" e a "década perdida"4

• a globalização5

¹Antes da Revolução Industrial tardia (1500 - 1930)

A primeira fase corresponde à fase colonial, onde era proibida a instalação de indústrias que concorressem com a metrópole. Poucas atividades de produção eram permitidas. A colônia conseguiu se desenvolver um pouco com a abertura dos portos, mas nada que resolvesse instantaneamente o problema da falta de produção manufatureira no Brasil.

Na segunda fase o Brasil é uma nação que tenta incentivar e proteger, com a implantação de tarifas de importação, a pouca indústria que existe no país, que cresceu com a abolição do tráfico de escravos, de onde surgiu o capital de investimento.

Na Primeira Guerra o Brasil se viu obrigado a se industrializar, pois não tinha como contar com seus fornecedores de produtos, pois estes estavam em guerra.

²A Revolução Industrial tardia (1930 - 1950)

Está ligada, principalmente, à revolução de Trinta, que tirou a oligarquia do poder e iniciou a Era Vargas, e à crise de 1929, que afetou a economia brasileira, baseada na café.

Outros fatores também contribuíram para a industrialização brasileira, como o êxodo rural, a diversificação da economia e a Segunda Guerra;

O governo de Vargas também procurou, ao máximo, promover a industrialização e proteger a indústria interna.

³A internacionalização da indústria (1950 - 1964)

Após um país satisfatoriamente industrializado, iniciam-se as políticas que queriam fortalecer as bases da indústria nacional para inseri-la no mercado internacional. É nessa fase que se completa a industrialização brasileira, com importações voltadas para o abastecimento interno e baseada na união de capitais estatais e nacionais e estrangeiros privados.

4O "milagre econômico" e a "década perdida" (1964 - 1990)

O "milagre econômico brasileiro" se deu no governo militar, quando atingimos a oitava posição mundial no PIB e a primeira posição entra as nações subdesenvolvidas. Esse milagre se deu com empresas Estatais que eram sustentadas pela união de diversos capitais, que em muitos casos era de origem estrangeira, o que fez com que a dívida externa do Brasil aumentasse espantosamente.

Os consecutivos empréstimos que vinham de fora para financiar a indústria deixaram o Brasil endividado e para sanar essas dívidas foi necessário uma década inteira, onde se produziu o que foi gasto no período anterior, e ficou conhecida como "década perdida".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com