TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização no Brasil

Resenha: Industrialização no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  413 Visualizações

ntrodução

O Brasil foi um dos países mais atrasados em relação à industrialização, pois esse processo começou na Europa e veio pra cá quase um século depois.

Antes da industrialização, o Brasil era apenas fonte de matérias-primas para outros países e consumia apenas o que era feito por eles.

A industrialização foi muito bem investida no Brasil e mudou muito a economia brasileira.

Veremos agora um período importantíssimo da industrialização brasileira. Suas fases, quem contribuiu para esse período e como.

Industrialização no Brasil

de 1968 a 1985

Entre 1968 e 1973, período conhecido como "milagre econômico", a economia brasileira desenvolveu-se em ritmo acelerado. Esse ritmo de crescimento foi sustentado por grandes investimentos governamentais que promoveram grande expansão na oferta de alguns serviços prestados por empresas estatais, como energia e comunicações. No entanto, várias obras tinham necessidade, rentabilidade ou eficiência questionável, como as rodovias Transamazônicas e a Perimetral Norte e o acordo nuclear entre Brasil e Alemanha. O setor de comunicações também foi beneficiado nesse período. Os investimentos foram feitos graças à grande captação de recursos no exterior, o que elevou a dívida externa, pois boa parte desse capital foi investida em setores não rentáveis da economia.

Outro aspecto importante na questão do crescimento econômico no período militar foi o dos investimentos externos. O capital estrangeiro penetrou em vários setores da economia, principalmente na extração de minerais metálicos (projeto Carajás, Trombetas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com