TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JAPAN

Tese: JAPAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

JAPAN

Introdução

O Japão é um país insular do Extremo Oriente, formado por um arquipélago situado ao largo da costa nordeste da Ásia.

A ocupação do Japão por grupos humanos remonta ao Paleolítico, portanto, a data oficialmente mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago é de 35.000 a.C..,

Atualmente o maior parceiro comercial do Japão é a China, o maior parceiro político-militar do Japão são os Estados Unidos.

O Japão tem mais de dez grandes cidades que cumprem um papel importante em sua cultura, patrimônio e economia. As dez mais populosas são também capitais de províncias.

As principais religiões no Japão são o Xintoísmo e o Budismo.

O Nascimento de uma Nação

O Japão começa a contar a sua história a partir do ano 8000 AC, época hoje conhecida como o Período Jomon, ou o período dos potes de argila. Neste período, os japoneses viviam em pequenas vilas, trabalhando com poteria e desenvolvendo técnicas agrícolas para a sobrevivência. Nessa época, na China, a escrita foi desenvolvida, juntamente com outras artes e técnicas que foram então exportadas para outros agrupamentos e tribos ao redor do continente asiático. Com a importação de técnicas agrícolas desenvolvidas pelos chineses, o Período Yayoi marcou na região que é hoje o Japão o início da cultura do arroz irrigado e muitas das técnicas de produção de estruturas e ferramentas com madeira e ferro.

A influência da Ásia continental na formação do Japão é inegável e, ao longo de sua história, nota-se que o arquipélago japonês sempre adotou técnicas e conhecimentos que vieram de fora, incluindo-se a formação de seu idioma. Durante o Período Yamato, que vai de 300 a 710 AC, a unificação do Japão e sua caracterização como nação tomou vulto, tendo à frente o imperador, considerado uma figura divina.

Com a chegada do Budismo, através de seguidores e religiosos vindos da China e da Península da Coréia, o Japão sofre um grande impacto, em várias áreas. Procurando estabilizar o país o governo imperial adota o poder político e a filosofia do Budismo, em 672 AC. Com o apoio do governo, os monges budistas passam a exercer enorme poder, influenciando inclusive o aumento dos impostos cobrados dos agricultores.

Com a mudança da capital para Kyoto inicia-se o Período Heia, ainda com grande influência da Ásia continental, com relações comerciais estreitas com a China e a Coréia. O Budismo praticado então no Japão dividiu-se em duas principais correntes, de teorias filosóficas complicadas que exigiam muito tempo de

estudo, o que levou os monges a criarem templos retirados na montanha, preparados para o estudo profundo

do Budismo.

Milagre Japonês

O Japão, a partir da II Guerra Mundial, atravessou um período de reconstrução e crescimento nunca antes visto, em poucas décadas o Japão já se inseria no conjunto dos países mais ricos e poderosos do mundo. Esse fato foi ocasionado pelos seguintes fatores:

Plano Colombo: plano de ajuda americana aos países do Oriente, destruídos pela II Guerra Mundial, política semelhante ao Plano Marshall.

Formação de uma poupança interna por parte do povo japonês.

Investimentos no setor tecnológico, abrangendo mercado interno e externo.

Longas jornadas de trabalho (cerca de 43 horas semanais) associado à relação de crescimento com a empresa. Existe uma fidelidade muito grande do trabalhador para com a empresa (a empresa é a extensão do lar).

Amplos investimentos na área de educação, a partir do pós-guerra, principalmente para o ensino técnico e qualificação profissional.

Os resultados atualmente são visíveis:

Cerca de 98% dos estudantes cursam o segundo grau e se dirigem para a universidade.

Investimento em pesquisa de novas tecnologias, tanto no ligado ao governo, quanto ao capital privado, fazendo o país se destacar nos setores de tecnologia de ponta.

Japão Forte

No plano político, o país é uma monarquia parlamentarista, na qual o primeiro ministro está ligado ao PLD - Partido Liberal Democrático, partido este ligado ao setor industrial japonês. Nos últimos anos houve uma queda do prestígio do partido, ocasionada por denúncias de corrupção.

O Japão apresentou um súbito crescimento, esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com