TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jamaica

Resenha: Jamaica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Historia

A Jamaica foi descoberta pela Espanha depois de Cristovão Colombo ter chegado em 1494. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família. Os ingleses conquistaram-na em 1670. Durante os primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial deaçúcar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano.

Politica

A Jamaica é uma monarquia parlamentarista e o chefe de estado é o monarca, atualmente, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido. O representante da monarca na Jamaica é o Governador-Geral, que tem como papel a aprovação de leis e outras funções do estado. A Jamaica tem um sistema bipartidário, com o Partido Nacional do Povo (People's National Party) e o Partido Trabalhista Jamaicano (Jamaican Labour Party)

Curiosidades

Estudos etnológicos mostram que o nome Xamayca (terra dos mananciais) foi dado à ilha caribenha pelos aruaques, devido à abundância de fontes existentes em suas luxuriantes florestas.

Administrativamente, a Jamaica está dividida em 14 paróquias (parishes). As paróquias estão agrupadas em 3 condados históricos, que não possuem relevância administrativa. Os condados com as respectivas capitais tradicionais entre parênteses:

Condado de Cornwall (Montego Bay)

Condado de Middlesex (Spanish Town)

Condado de Surrey (Kingston)

Geografia

A Jamaica é parte do arquipélago das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe.  É o terceiro país anglófono mais populoso das Américas, superada apenas pelos Estados Unidos e Canadá. Sua capital e maior cidade é Kingston. São rios importantes: o Rio Grande, o Wag Water, o Black River, estes ao norte dos Montes Santa Cruz, e o rio Cabarita. A flora é exuberante com suas florestas tropicais e paisagens do litoral, com praias emolduradas pela vegetação de palmeiras 

Economia

Produtos agrícolas: cana-de-açúcar, milho, mandioca, café, cacau, frutas cítricas, banana e tabaco.

Minerais: o país é o quarto principal produtor mundial de bauxita.

Indústria: alimentos, têxteis, cimento, máquinas agrícolas e o famoso rum jamaicano.

Turismo: a Jamaica atrai milhões de turistas por suas paisagens exuberantes em flora e fauna, praias ensolaradas e uma infraestrutura que oferece bons hotéis, balneários litorâneos e eficiente sistema de transportes e comunicações.

Religião

De acordo com dados de 2010, divulgados pelo Pew Forum, a larga maioria do povo da Jamaica é seguidor do Cristianismo, sendo esta a religião de 77,1% da população.

A religião rastafari representa uma reação original local contra os padrões de espiritualidade impostos pela religião européia. 

O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I,imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Jave). O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com