TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo jamaica

Por:   •  15/12/2015  •  Dissertação  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LEONARDO LOMELINO COUTO 20524853

RAFAEL LAGAREIRO MORAES 20622575

Universidade que lê – Jamaica

São Paulo

2014

INTRODUCAO

Este trabalho tem por objetivo trazer a historia e patrimônio da gastronomia jamaicana revelando suas influencias e tradições. O nome Jamaica deriva do termo “xamayca”, cujo significado é “terra de madeira e água”. A ilha foi batizada com este termo pelos nativos arawak, que viviam noatual território da Jamaica desde o ano 1000.

CAPITULO 1 – Um olhar para o passado

A Jamaica foi descoberta por Cristóvão Colombo em 3 de maio de 1494, fato que permitiu à Espanha reclamar a posse da ilha. Em sua segunda viagem ao novo continente, o almirante Colombo conheceu, pela costa norte a “xamaica”, perto de ocho rios. Na quarta expedição, permaneceu nas Antilhas por mais de ano em virtude das avarias sofridas pelas esquadras. Nesse período, impôs ao nativos todo tipo de trabalho, sobre tudo o cultivo de cacau e índigo.

Seu filho, Diego Colombo, implatou a primeira colônia espanhola, a cidade da Espanha, onde introduziu a criação de gado, a cultura da cana de açúcar e de alguns Produtos alimentares para sustentar os indígenas nas plantações. Em 1655, sob o comando de Willian Penn, o exercito britânico expulsou os espanhóis nas Antilhas e ocupou a ilha, que ficou a mercê de piratas e corsários, que navegavam livremente por aqueles mares saqueando e destruindo navios espanhóis nas Antilhas. Quinze anos mais tarde, a Jamaica converteu se oficialmente em território britânico em decorrência da assinatura do tratado de Madri, firmado entre Espanha e a grã Bretanha, e alcançou sua independência em 1962. Durante as  disputas de terras os espanhóis refugiaram se nas ilhas vizinhas, seus escravos abrigaram se nas montanhas localizado ao oeste da Jamaica em Moore town e portlan. Formando grupos independentes (marrons ou jerks). No ano 1739 formaram um tratado de paz com os ingleses.

Os ingleses incrementaram as plantações de algodão, cacau e tabaco e expandiram a cultura canavieira pela crescente do mercado europeu.

Entre rebeliões e guerras, os escravos tornaram se símbolo da resistência negra nas Antilhas. Posteriormente a abolição dos escravos, os ingleses contrataram a baixo custo trabalhador assalariados de origem chinesa e indiana para o cultivo do café.

CAPITULO 2 – A especiaria de muitos aromas

A palavra mágica para condimentar os pratos da cozinha jamaicana são as especiarias, a pimenta, as ervas, o curry e, o melhor de tudo, uma baga nativa, de sabores excitantes ao paladar, batizada pelos espanhóis de pimenta da Jamaica.

Os nativos usavam essa especiaria para a conserva de carne de caca. Descoberta pelos conquistadores espanhóis foi levada a Europa e reproduzidas em estufas.

As pimenteiras desabrocham no verão exalando um belo perfume, difundindo distintos aromas – cravo, canela, pimenta do reino e noz moscada. Conhecida pelos ingleses como allspice, e pelos franceses de quatre-epices, quando triturados , seus grãos realçam e perfumam chutneys, molhos, carnes, aves e peixes.

Terra de escarpes montanhosa, rios que descem montanhas ao encontro do mar, de vulcões e selvas tropicais regado a fragrância das ervas e olor de peixes do mar do caribe, que confluem na simplicidade do preparo dos alimentos caseiros, como o jerk de porco, assado colonial preparado pelos escravos, condimentado com ervas e pimenta da Jamaica.

A culinária da Jamaica incorporou seus sabores, mas não abandonou sua marca típica: servir pratos altamente temperados!

CAPITULO 3 – A diversidade étnica

Cada novo grupo que chegava as Antilhas trazia plantas, temperos e ervas diferentes , que prosperam no rico solo jamaicano. A cozinha autóctone sofreu modificações ao longo do tempo, o bammy, pão redondo de mandioca, foi o único sobrevivente da herança culinária indígena.

Da Ásia, os espanhóis trouxeram o coco, os cítricos, a banana e a cana de açúcar. Também o gengibre foi introduzido pelos primeiros colonizadores no século XVI, no inicio utilizado como remédio, em chás e vinhos, depois passou a ser considerado afrodisíaco, com efeitos estimulantes. Espalhou pela áfrica e America, mas foi na Jamaica que alcançou um sabor inigualável, hoje disputado por toda Europa.

Da áfrica, o ackke, considerado a fruta nacional jamaicana, foi trazido na bagagem de escravos. O castanheiro da áfrica, como e conhecido no Brasil, e responsável por um fruto cujas sementes são toxicas, amadurecida, tira se a polpa amarela com sabor agradável e consome após cozida.

Os indianos, contratados para trabalhar nas novas culturas, embarcaram com a magia da mistura de varias especiarias, resultando no famoso curry.

Os três séculos de dominação inglesa asseguraram o sabor dos bolos de frutas, das carnes estufadas de carneiro e das geleias de pimenta e gengibre. A influencia inglesa foi determinante em costumes como o tea, nome na Jamaica para todas as bebidas quentes (infusão de ervas, chá com leite, chá com rum temperados com especiarias).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com