TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LP Ll

Trabalho Escolar: LP Ll. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  4.885 Palavras (20 Páginas)  •  2.986 Visualizações

Página 1 de 20

UNIDADE 1

1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais idéias.

- Sócrates: Estudava o limite que separa os homens dos animais, falava que a principal característica humana era a razão, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade.

- Platão: Seguidor de Sócrates definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem, concebia a alma separada do corpo, quando alguém morria o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.

- Aristóteles: Seguidor de Platão e um dos mais importantes pensadores da história da filosofia. Falava que a alma e o corpo não se separavam, para ele a psicologia seria o principio ativo da vida e falou que o homem tinha alma racional, que tem a função pensante.

- Santo Agostinho: Sentia a necessidade de resgatar a paz, de pregar o amor e a caridade, na busca da salvação da humanidade. Inspira-se em Platão, adaptando suas idéias aos dogmas da fé, defende que a marca original do homem é sua tendência para o pecado original, estabelecia a distinção entre o corpo e a alma, por ser imortal e um elemento que liga o homem a Deus. Para Agostinho, o homem, no seu caminho ao encontro com Deus, deveria se livrar de coisas mundanas e carnais.

- Tomas de Aquino: Se inspirou em Aristóteles, entre a essência e a existência, em termos de igualdade, Aquino admitia a possibilidade da busca pelo conhecimento, por meio dos sentidos, além das verdades da fé.

- René Descartes: Falava da separação entre mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante e que o corpo sem espírito é uma máquina.

- Hegel: Demonstra a importância da história para sua compreensão do homem.

- Fechiner Weber: Estabelece a relação entre estimulo e sensação.

- Wihen Wundt: Cria na Alemanha, na universidade de Leipizing, o primeiro laboratório de pesquisa na área da Psicofisiologia. Por isto ele é considerado o pai da psicologia moderna ou cientifica.

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre este período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para educação.

- A crise que assolou a Europa Ocidental, nos séculos XIV e XV, vem acompanhado de um espírito de modernidade que começou a rondar a cabeça do homem Europeu, gerando forte modificações políticas, econômicas, sociais e religiosos no sistema vigente que era o Feudal.

No plano político os senhores Feudais encontraram como um meio de resolverem todos os seus problemas, que perduraram por muitos anos, a unificação do poder em grandes regiões, formando-se desse modo, os Estados Nacionais, como Portugal, França e Espanha. O interesse a burguesia em organizar um sistema político, mais coerente com suas necessidades de expansão do comércio acaba por auxiliar a formação dessa nova estrutura política econômica. A partir de então, volta a ter prestigio junto a população Européia Ocidental a figura do Rei.

No plano intelectual a ordem do mundo, tanto da natureza, quanto da sociedade, já não parece tão clara, movidos pela curiosidade, o homem começa a investigar e observar os fenômenos da natureza, através da teoria humanista, a figura do homem passa a ocupar um papel de destaque na nova concepção do mundo.

No plano religioso, todo essa conjuntura leva também a surgimento de críticas fortes a igreja católica, padres, aos abusos econômicos dos tributos cobrados por ela. Criticas estas que já tinham sido feitas em períodos anteriores e que naquele momento não encontravam terrenos férteis, para se expressar, como no século XIV e XV.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivas (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leonitev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

- Na década de 70, a teoria de Jean Piaget começa a fazer parte dos ambientes educacionais. A partir daí surgia um movimento que tem visão de mundo diferente das escolas tradicionais, que tratavam o aluno como objeto que deve ser treinado, pelos moldes comportamentais, estudado pelo Behovioristas.

Com isso os alunos, passam a ser sujeito de sua aprendizagem, ele é ser ativo que participa do processo escolar.

4. Explique as principais contribuições da psicologia quanto a compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

- Pode-se citar o papel central do modelo, Piagentino, pois a grande preocupação dele é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o inicio, até a vida adulta, nesse sentido, a compreensão dos mecanismos de constituição do conhecimento, concepção de Piaget, equivale a compreensão dos mecanismos envolvidos na formação do pensamento lógico matemático, como lembra La Taille( 1992 : 17) “A lógica representa para Piaget, a forma final do equilíbrio das ações. Ela é um sistema de operações, isto é, de ações que se tornaram reversíveis e passiveis de serem compostos entre si.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

- Funcionalismo: Tem como base eleger a consciência como o centro das preocupações, e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida, que o homem o usa para se adaptar ao meio.

- Estruturalismo: Seu método, é introspiccionismo e os conhecimentos psicológicos são experimentais, produzidos em laboratórios.

- Associacionismo: Explica que todo comportamento de um ser vivo tende a se repetir, se houver recompensa, já se for castigo seu comportamento tenderá a não se repitir.

- Behaviorismo: Define o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.

- Gestalt: O homem deve ser compreendido em sua totalidade, também nega a separação das ações e processos humanos.

- Psicanálise: Recupera para a psicologia a importância da afetividade e usa o inconsciente, como objeto de estudo.

- Construtivismo: Preocupados em ter uma resposta que sintetize as duas formas de conceber o Psiquismo humano, eles buscavam mostrar como os dois aspectos da vida humana, objetivo e subjetivo, se constroem e se determinam mutuamente.

UNIDADE 2

1. Conhecer os aspectos do desenvolvimento físico e motor é de extrema importância para todo educador. Escreva por quais motivos, esse conhecimento é necessário na prática educativa e dê exemplos de situações nas quais podemos, utilizá-los.

- A importância de estudar o desenvolvimento humano para o educador, é de conhecer as características comuns de uma faixa etária, a partir daí, planeja-se o que e como ensinar, e saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, podemos citar alguns exemplos:

- Aspecto físico e motor: refere-se ao crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica. Exemplo: A criança que leva a chupeta a boca.

- Aspecto intelectual: É a capacidade de pensamento, raciocínio. Exemplo: A criança de 2 anos, que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.

- Aspecto afetivo – emocional: É o modo particular de o individuo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplo: A vergonha que se pode sentir em algumas situações.

- Aspecto social: É a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Exemplo: Quando em um grupo há uma criança que sempre permanece sozinha.

2. Sabemos que o processo de crescimento é influenciado por fatores internos e externos ao organismo. A partir da leitura do fascículo e/ou outros textos pesquisados, escreva sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento pré-natal.

- A vida começa quando ás células germinais dos pais se encontram, cada um dos pais contribui com 23 cromossomos. Neste momento é definido o potencial genético do individuo. Está única célula possui toda herança genética do pai e da mãe, mas sua realização irá depender de fatores ambientais e hereditários.

O período germinal é desde a concepção até a primeira semana. Neste período ocorre inúmeras mitoses. É quando se dá a formação do óvulo.

O período embrionário é desde há segunda semana, até o segundo mês, esta fase caracteriza-se pela formação da maioria dos principais sistemas do corpo, cada camada da embrição dá origem a certos sistemas do corpo.

O período fetal, é desde há oitava semana, até ao final da gravidez, é quando o corpo cresce e se aperfeiçoam os órgãos e os sistemas começas a funcionar. É também os órgão e os músculos que se tornam funcionais. Nesta fase o feto também muda para uma posição de cabeça para baixo e então o corpo da mãe prepara-se para o nascimento.

Durante a vida intra – uterina, o individuo pode receber a influência de vários fatores que determinaram o curso do seu desenvolvimento, sendo alguns deles: a idade e dieta da grávida, o uso abusivo de drogas e medicamento, infecções. De uma forma geral, o período pré-natal tem um significado psicológico, social e biológico quer para a criança, quer para família. Este afeta a criança mesmo antes do seu nascimento.

Quanto maior idade da mãe maior é a probabilidade do filho ter problemas.

3. Explique o por que da observação criteriosa do médico em relação aos reflexos de um recém-nascido.

- Porque os reflexos são reações primitivas e, embora fundamentais no inicio do desenvolvimento humano, após 6 meses iniciais, devem dar lugar a comportamentos mais elaborados, o que indica o desenvolvimento da mesencéfalo, por conseqüência, os comportamentos mais primitivos são substituídos por outros mais complexos e se os reflexos mais primitivos permanecerem por muito tempo, é indicio de problemas no desenvolvimento mental ou neurológico.

4. Qual a necessidade de um educador conhecer o desenvolvimento motor da faixa etária com a qual está trabalhando? Em que a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento sadio de uma criança em idade escolar? Leia, pesquise outras fontes, se necessário, e construa um pequeno texto, argumentando sobre esse assunto.

- Conhecer a criança é uma das tarefas fundamentais do educador, todo planejamento educacional tem maior validade e, conseqüentemente, leva aos melhores resultados, na proporção direta em que é adequado as necessidades individuais, concretas mediatas e imediatas, de cada criança em particular, como o trabalho individualizado não é sempre possível na escola, principalmente com alguns tipos de alunos especiais, a segunda melhor opção é orientar-se a ação para pequenos grupos de alunos, com algumas características em comum, buscando planejar a educação voltada para as necessidades e interesses daquele grupo em particular. De qualquer forma, o estudo cuidadoso e especificado de cada criança que compõe o grupo será sempre referência básica para se estabelecerem planos educacionais.

5. As características de crescimento e desenvolvimento físico na adolescência são fortemente influenciadas pela interação de fatores genéticos e ambientais. Pesquise em outras fontes sobre como acontece esse desenvolvimento e faça um esquema, contemplando as principais mudanças físicas ocorridas nessa fase.

- A característica mais significativa e visível na adolescência é a multiplicidade de transformações físicas especifico da puberdade, as mudanças biológicas decorrentes da puberdade são arrasadoras e relativamente rápidas. O crescimento em altura é particularmente evidente, a forma do corpo alterar-se a capacidade física aumenta e inicia-se a sexualidade, a intimidade, no fundo, a maturidade sexual.

Com a puberdade, o corpo cresce, não só em tamanho, como nas proporções e, conseqüentemente, na sua capacidade física, podemos citar nesta fase algumas transformações visíveis como:

- Efeitos psicológicos da transformação pubertárias: As modificações físicas que acontecem nesta etapa são medidas não só pela reação emocional do adolescente, como pela resposta dos outros significativos e do contexto social envolvente.

- Desenvolvimento intelectual: A aceleração somática que acontece na puberdade é isolada, ou seja, a evolução do psiquismo não segue o ritimo de evolução do corpo, as mudanças na esfera intelectual permitem compreender e atribuir um significado particular às outras transformações. É a nova capacidade de pensar do adolescente que geri muitas das suas transformações.

- Construção de uma identidade: É um processo complexo que acompanha o curso da vida do individuo, neste processo, a construção biológica, a organização pessoal da experiência e o meio cultural dão significado, forma e da continuidade a existência do individuo.

- Desenvolvimentos sócio afetivo: O processo de conquista de autonomia e individualização, a construção da identidade, afeta de um modo particular as relações do adolescente com a família, com os pares e os outros em geral, conduzindo as modificações importantes na esfera interpessoal.

- Saúde do adolescente: Constituem em um conjunto de desafios e de fatores de riscos para o adolescente que podem ter problemas na sua saúde e no seu ajustamento social e emocional.

- Adolescentes e os grupos de pares: É um conjunto implícito de normas de avaliações dos colegas, definindo a partir delas critérios de inclusão e exclusão do grupo.

- A importância dos pares no contexto da atividade física: É o compromisso e a adesão a uma vida ativa, facilitando o desenvolvimento moral e social, a competência motora, as auto – percepções e os afetos positivos dos adolescentes.

UNIDADE 3

1. Como se configura o processo do desenvolvimento cognitivo? Responda abordando as diferentes concepções epistemológicas.

- Embora seja antiga a concepção filosófica de que conhecimento humano é uma construção do próprio homem, tanto coletiva como individual, neste século, Piaget se apresenta como pioneiro do enfoque construtivista a cognição humana. Suas propostas configuram uma teoria construtiva do desenvolvimento cognitivo humano. Com importantes trabalhos na década de 20, apenas da década de 70, Piaget foi redescoberto, começa talvez ai ascensão do cognitivismo e o declínio do behaviorismo, em termos de influência no ensino / aprendizagem e na pesquisa nessa área. Tamanha influência Piagitiana a fim de se provocar confusão do termo construtivismo com Piaget.

Alguns conceitos chaves de sua teoria, tais como são a assimilação, acomodação e equilibração.

Há em sua teoria, quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo, a saber; o sensório motor, que vai do nascimento, até cerca de 2 anos de idade, no qual a única referência comum e constante é o próprio corpo da criança, decorrendo daí um egocentrismo praticamente total; neste estágio, característico do recém-nascido, a criança evolui cognitivamente, passando por outros estagio, até que, no fim do período sensório motor, começa a descentralizar as ações em relação ao próprio corpo e a considerá-lo como um objeto entre os demais. O primeiro é o pré-operacional, que vai dos dois anos, até mais ou menos seis, sete anos. Por meio da linguagem, dos símbolos e imagens mentais, inicia-se uma nova etapa do desenvolvimento mental da criança, na qual o pensamento, começa a se organizar, embora ainda não reversível. Entre 7 e 8 anos de idade, assinala em geral, o inicio do período operacional-concreto e se prolonga aos 11 ou 12 anos. Verifica-se uma descentralização progressiva em relação a perspectiva egocêntrica que caracterizava a criança até então, operacional-formal, cada qual subdividido em estágios ou níveis. Durante este período a criança ganha precisão no contraste e comparação de objetos reais e torna-se capaz, por exemplo, de predizer o recipiente que tem mais água.

Dos 11 ou 12 anos, inicia-se o quarto e último período de desenvolvimento mental, que passa pela adolescência e prolonga-se até a idade adulta. Este período tem como principal característica a capacidade de raciocinar, com hipóteses verbais e não apenas com objetos concretos. Trata-se do pensamento proporcional, por meio do qual o adolescente, ao raciocinar, manipula proposições.

Segundo a teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação, o individuo constrói esquemas de assimilação mentais, para abordar a realidade.

2. Quais foram os motivos que levaram Piaget a se interessar pela psicologia?

- Jean Piaget, criou o termo epistemologia genético, que compreende o estudo desenvolvimentalista da natureza do conhecimento, ao elaborar sua teoria, buscou uma embriologia da inteligência que lançasse a luz sobre o problema da relação entre o sujeito agente ou pensante e os objetos do seu conhecimento. A busca no campo do estudo do conhecimento, levou Piaget da biologia a psicologia, através do estudo da mente humana.

3. Segundo a concepção piagentiana, equilibrações sucessivas conduzem a maneiras de agir e de pensar cada vez mais complexas e elaboradas. Esse processo apresenta períodos ou estágios definidos que caracterizam o surgimento de novas formas de organização mental. Descreva os estágios do desenvolvimento e os caracterize.

- Segundo Piaget, as estruturas mentais ou orgânicas que constituem a inteligência, não são inatas, nem determinadas pelo meio, elas são produto de uma construção, devido as influências do meio e a capacidade do organismo, de ser influenciado e de responder que se dá a compreensão a essas influências, ou perturbações do meio, ou seja, a troca do organismo com o meio, graças a um processo de adaptação progressiva, no sentido de uma constante equilibração que permite a construção das estruturas específicas, para o ato de conhecer. Essas estruturas caracterizam-se, de um lado, por serem um prolongamento das estruturas orgânicas, que nascem com o individuo e, por outro lado, por constituírem uma especialização, em relação as mesmas, uma vez que Piaget realizou experiências com algumas espécies de plantas originárias do mediterrâneo, nos Alpes da Savóia, uma região de dois mil metros de altitude. Ele observou que as plantas reagiam ao novo meio, produzindo folhas muito melhores e espessas para reduzir a sua área de exposição ao frio, ao mesmo tempo em que aumentavam a produção de clorofila e o poder de fotossíntese. Enquanto muitas destas plantas voltavam as suas forma original quando transplantadas, algumas preservavam o seu tamanho reduzido, por inúmeros descendentes.

Para Piaget a adaptação é um processo dinâmico e continuo, no qual a estrutura hereditária do organismo interage, com o meio externo de modo a reconstituir-se, procurando uma melhor sobrevivência.

Piaget fala sobre a assimilação que corresponde ao processo de recepção do ambiente, de todos os tipos de estimulo e informação, organizado-os para, em seguida, integrá-los, nas formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

Em sua teoria Piaget criou também a acomodação, que é o processo que tem por finalidade, a busca e ajustamento as condições novas e mutáveis no ambiente, de tal modo que os padrões comportamentais, preexistentes, são modificados para lidar com as novas informações o com o feedback, das situações externas.

4. Por que os educadores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento de seus alunos?

- Precisam estar atentos, pois colabora significativamente, para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas, como sujeitos sociais. Conhecer esses aspectos e a evolução humana, permite que os professores possam entender os alunos nas suas características globais, dessa maneira o professor que compreende o modo de agir e pensar da criança, com suas especificidades, contribui para uma melhor qualidade de seu trabalho cotidiano.

5. Assista ao vídeo “Educadores – Jean Piaget” e esclareça a contribuição de Piaget para a educação.

- É fundamental refletir sobre o papel desempenhado pelo professor, na perspectiva Piagentiana. Nela a atuação do educador é de relevante importância, na medida em que será, ele o responsável pela qualidade das interações, estabelecidas na sala de aula, é por isso que as relações entre o educando e o objeto de conhecimento, entre os próprios alunos e entre estes e os professores dependem dessa meditação.

UNIDADE 4

1. Articule as condições históricas a teoria de Freud, apontando suas maiores contribuições para a educação.

- Freud apresentou diferentes concepções sobre a educação, por vezes, criticando-a como desencadeadora da neurose, ou aproximando-a da psicanálise enquanto profissão impossível. A teoria da sexualidade, Freud lançou os alicerces de temáticas importantes como a sublimação, o desejo de saber e a sexualidade infantil. Freud relaciona as pesquisas infantis, a curiosidade sexual entrelaçando desejo de saber a sexualidade. A educação passa a ser citada em diversos textos, ora enquanto prática pedagógica, ora infantil, feita pela educação, como força para a inibição do pensamento. O pensamento freudiano sobre a inibição intelectual e destacar a relação entre inibição, educação e sexualidade. Diante desta contextualização é possível concluir que as saídas apontadas para a curiosidade sexual, quais sejam, a inibição neurótica, as pesquisas com uma atividade sexual e a sublimação da libido, associado a pulsão de saber ocorrem de acordo com os desdobramentos do complexo de Édipo. Tais saídas demonstram uma aproximação entre sexualidade e o desenvolvimento intelectual. Em 1908, Freud afirma que a educação tem um papel fundamental na inibição do pensamento pois a repressão da sexualidade traz como resultado a debilidade do pensamento. Posteriormente, ele fundamenta tal assertiva ao explanar que a debilidade tem o intuito de causar uma autopunição, evitando o conflito entre ego e o superego. Assim observa-se que umas das contribuições da psicanálise para o campo educacional é um novo olhar sobre o problema da debilidade do pensamento e a relação desta com o desenvolvimento da criança e sexualidade, o que tira a problemática do campo orgânico e a lança no plano do psiquismo.

2. A teoria psicanalítica de Sigmund Freud concebe a personalidade composta por estruturas que buscam o equilíbrio e bem estar do individuo. Explique as estruturas da personalidade, exemplificando-as.

- Id: Tem sob comando as ações reflexas inatas e automáticos com piscar e espirrar, por exemplo e o processo primário, que envolve uma reação psicológica mais complexa. Outro exemplo é quando a pessoa está faminta. O processo primário apresenta à pessoa a imagem mental de um alimento, sendo essa alucinação chamado de realização do desejo, o processo primário sozinho não é capaz de reduzir a tensão pois a pessoa faminta não pode comer as imagens mentais, desenvolve-se então um processo secundário e começa a tomar forma o ego.

Ego: O ego controla o acesso à ação e decide que instintos serão satisfeitos e de que maneira. Ele é a porção organizada do Id, e existe para atingir os objetivos do id e não frustra- los.

Superego: O superego decidi se uma coisa é certa ou errada, para poder agir de acordo os padrões morais da sociedade, desenvolvendo-se em respostas as recompensas e punições a criança, passa a orientar seu comportamento de acordo com os pais. Quando ela é punida, seu comportamento fica incorporado à consciência, quando ela é recompensada ou elogiada, esse comportamento fica incorporado no seu ideal de ego. A consciência pune, fazendo-a se sentir culpado e o ideal de ego recompensa, fazendo-a se sentir orgulhosa, com isso a criança aprende um conjunto de regras que são aceitas ou rejeitadas por seus pais, injetando esses ensinamentos, as recompensas e castigos, tornam-se auto-administrativeis.

3. Quais foram as primeiras descobertas de Freud em relação as doenças mentais?

- Freud acreditava que a histeria ocorresse somente com as mulheres. Mas Freud, descobriu que também era uma patologia masculina e essa doença podia ser causada e anulada e dissociada das pessoas com auxilio da hipnose.

4. Pesquise e desenvolva um texto, explicando o complexo de Édipo e de Electra. Não se esqueça de registrar a fonte de sua pesquisa.

- Segundo Freud o complexo de Édipo é quando a criança, atinge um período sexual fálico na segunda infância, a partir daí da-se a diferença de sexo, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar. O conceito foi descrito por Freud e recebeu a designação de complexo por Carl Jung, que desenvolve semelhantemente o conceito do complexo de Electra.

O complexo de Electra, defini-se como sendo uma atitude emocional que, segundo algumas doutrinas psicanalistas, todas as meninas têm para com sua mãe, trata-se de uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja, inconsciente, elimina-la e possuir o pai.

Referência: pt.wikipedia.org/wiki/complexo_de_Édipo

Pt.wikipedia.org/wiki/complexo_de_Electra

5. Sem negar a teoria de Freud, a teoria de Erickson dá mais atenção aos aspectos sociais, ressaltando a importância das experiências sociais vividas nas diferentes etapas do desenvolvimento psicossocial ao longo do ciclo vital. Baseado nisso, escreva e exemplifique as fases da personalidade, segundo Erickson.

- 1° idade: Confiança Básica / Desconfiança Básica – Nessa fase a criança adquire ou não uma segurança e confiança em relação a si próprio e em relação ao mundo que a rodeia, através da relação que tem com a mãe.

- 2° Idade: Autonomia / Vergonha e duvida - Essa fase se caracteriza por uma contradição entre a vontade própria e as normas e regras sociais que a criança tem que começar a integrar A criança aprende na sua interação com a realidade que existem privilégios, obrigações e limitações. A criança tem uma necessidade de autocontrole e de aceitação do controle por parte de outras pessoas. O negativo desta fase é a vergonha e a duvida quando perde o senso de autocontrole, os pais contribuem neste processo ao usarem a vergonha na repressão da teimosia.

- 3° idade: Iniciativa / Culpa – Também apelidado de idade de brincar, é assinalado pela ritualização, dramática e marca a possibilidade de tomar iniciativas sem que se adquire o sentimento de culpa.

- 4° idade: Diligência / Inferioridade – Nesta fase a criança, sente-se pronta para conhecer e utilizar os instrumentos e máquinas e métodos para desempenhar o trabalho adulto, trabalho esse que implica responsabilidade como ir n escola, fazer as tarefas de casa, aprender habilidades, de modo a evitar sentimentos de inferioridade.

- 5° idade: Identidade/Confusão de identidade – Nesta fase os indivíduos percebem novas potencialidades cognitivas, exploram e ensaiam estatutos e papéis sociais, devido a sociedade fornecer este espaço de experimentação ao adolescente. Aqui ocorre moratória psicossocial, conceito fundamental que reflete um período de pausa necessária a muitos jovens, de procura de alternativas e de experimentação de papéis que vai permitir um trabalho de significação interna, assim é um fase onde ocorrem experiência para testar padrões.

- 6° idade: Intimidade/Isolamento – O jovem almeja estabelecer relações de intimidade com os outros e adquirir a capacidade necessária para o amor íntimo. A parte negativa é o isolamento de quem não consegue partilhar afetos com intimidade nas relações privilegiadas.

- 7° idade: Generatividade/Estagnação – É uma idade caracterizada pela necessidade em orientar a geração seguinte em investir na sociedade em que está inserido, é uma fase de afirmação pessoal no mundo do trabalho e da família. A parte negativa é quando o indivíduo passa por uma estagnação nos compromissos sociais, a falta de relações exteriores, a preocupação exclusiva com o seu bem estar, posse de bens materiais e egoísmo.

- 8° idade: Integridade/Desespero – Nesta fase, ocorre após os 60 anos, o indivíduo atinge o ápice de seu desenvolvimento psicossocial e propicia uma compreensão e o julgamento do passado vivido. A parte negativa desta fase é quando o indivíduo julga que sua vida foi mau sucedida, sente que é tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros passados.

6. Quais são os dois conceitos mais importantes da teoria de Erickson, que facilitaram a compreensão da psique humana?

- O conceito do ciclo da vida e a crise da identidade.

7. Faça a leitura do capítulo 19 do livro: COLL, César, et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 2004, que se encontra em anexo. Logo após a leitura desenvolva o texto com as principais idéias que o capítulo apresenta.

- Os estudos do desenvolvimento psicológico e educação colaboraram significativamente para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeitos sociais. Conhecer esses aspectos e a evolução humana permite que os professores possam entender os alunos nas suas características globais.

Dessa maneira, o professor que compreende o modo de agir e pensar da criança, com suas especificidades, contribui para uma melhor qualidade de seu trabalho cotidiano.

8. Erickson conceitua 8 fases do desenvolvimento da personalidade. Quais são? Escolha 3 e explique-as.

- Confiança básica/ Desconfiança básica – Nesta fase podemos citar o exemplo quando bebê se dá conta de que sua mãe não está ali, ou está demorando a voltar, cria-se a esperança de sua volta. E quando a mãe volta, a criança compreende que é possível querer esperar, porque isso vai se realizar, o bebê começa entender que objetos ou pessoas existem, embora estejam fora temporariamente do seu campo de visão.

- Iniciativa/Culpa – Podemos citar como exemplo nesta fase, quando a criança se empolga na busca de objetivos além de suas possibilidades, ela se sente culpada, pois não consegue realizar o que desejou, ou sabe que o que desejou não é aceitável socialmente e precisa de alguma coisa para conter e reinvestir sua energia que mobilizou, então a criança fantasia muitas vezes magicamente, para fugir da tensão.

- Integridade/Desespero – São aquelas pessoas que vivem em eterna nostalgia e tristeza por sua velhice, a vivência também pode ser positiva. A pessoa sente a sensação de dever cumprido, experimenta o sentimento de dignidade e integridade e divide sua experiência e sabedoria.

9. Um dos acontecimentos mais relevantes para o desenvolvimento social da adolescência está ligado à aquisição de níveis de autonomia. Escreva como isso acontece.

- Os adolescentes estão ligados à aquisição de níveis de autonomia cada vez maiores em relação a seus pais, se o adolescente deve-se preparar para abandonar o lar e agir como um adulto autônomo, é razoável esperar dele comportamentos cada vez mais independentes, diante deste processo de individualização, que desfrutam de novos privilégios, lamentem as novas responsabilidades que devem assumir, podendo sentir saudades de seus dias de infância em que seus pais cuidavam deles e assumiam toda a responsabilidade. Por isso é comum durante os primeiros anos da adolescência a alternância entre condutas maduras e comportamentos infantis.

10. O que é autoestima? Como trabalhá-la na adolescência? Escreva com suas palavras a influência negativa e positiva que um professor/educador tem sobre seus alunos.

- O educador, deve despertar o desejo pelo saber nos alunos, estimular as potencialidades de jovens e adultos através da afetividade e da confiança fazendo com que eles, sintam-se capazes de romper barreiras, realizar sonhos, levando-os assim a satisfação profissional e pessoal.

Referências:

- www.casadehistoria.com.br/book/export/html/29

- www.pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/11/construrivismo.html

- www.brasilescola.com/psicologia/psicologia-do-desenvolvimento.htm

- www.fcdepsicologia.blogspot.com.br/2011/07/desenvolvimento-pre-natal.html

-www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/resenha-teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-piaget.htm

- www.estudarpsicologianaweb.blogspot.com.br/2011/03/teoria-construtivista-de-piaget.html

- www.revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/322

- www.estudosdapsi.blogspot.com.br/2012/04/estrutura-da-personalidade-na-teoria.html

- www.euvoupassar.com.br/?go=artigo&a=6qavI3B72bs-X5QHOXmlMiKaNR1MITniHa9-ogRj58U~

...

Baixar como  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »