TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento Bibliográfico Sobra A Ponte Nanpu

Casos: Levantamento Bibliográfico Sobra A Ponte Nanpu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Resumo .......................................................................................................................... 03

Introdução ...................................................................................................................... 04

Ponte Nanpu - Xangai (China) ...................................................................................... 05

O que é uma ponte estaiada? ......................................................................................... 05

Ponte Nanpu - Uma ponte para o sucesso ..................................................................... 06

Curiosidades .................................................................................................................. 08

Conclusão ...................................................................................................................... 09

Referências Bibliográficas ............................................................................................. 10

Anexos ........................................................................................................................... 11

RESUMO

A ponte Nanpu é uma das principais pontes de Xangai construída em 1991, e ocupa o terceiro lugar entre as pontes estaiadas do mundo.

Feita inteiramente de aço e concreto, ela tem um comprimento total de 8,346 metros e possui seis itinerários diferentes, com uma capacidade de tráfego que atinge cerca de 4,5 a 5 milhões de veículos circulando pela ponte todos os dias.

Além disso, no centro da estrutura espiral tem uma grande área verde, com grandes calçadas ao longo das estradas que permitem caminhadas e ciclismo. A velocidade máxima permitida na ponte é de 40 km em todas as pistas, com uma aplicação rígida das leis de trânsito sobre os infratores.

Com um custo total de US$ 302 milhões com a construção da ponte sua forma circular é considerado um “milagre” na história das pontes modernas de todo mundo.

INTRODUÇÃO

As pontes estão aí desde que os seres humanos começaram a se mudar e a levar seus pertences de um lugar para outro. Os engenheiros das primeiras pontes tinham de fazer pouco mais que deixar uma árvore cair de um lado a outro de uma ravina ou de um riacho, mas eles logo descobriram que poderiam transpor longas distâncias e transportar cargas mais pesadas se despendessem mais tempo e energia em suas estruturas.

Os engenheiros romanos aperfeiçoaram o arco de pedra e usaram-no para construir aquedutos - pontes que transportavam água fresca por grandes distâncias - e estruturas similares para levar o tráfego através de riachos e rios. Mas a Revolução Industrial levou a construção das pontes a novas alturas e a maiores extensões.

No final do século 19, pontes que quebravam recordes pareciam surgir rápidas e furiosas. A ponte do Brooklyn, em Nova York, completada em 1883, era a ponte de vão central mais longo do mundo - até que engenheiros escoceses completaram a ponte Firth of Forth sete anos depois.

O novo século trouxe pontes mais compridas e mais impressionantes. Em 1937, a Golden Gate esticou seus 2.737 metros sobre as águas traiçoeiras da Baía de San Francisco.

Hoje, os engenheiros continuam a testar os limites da ciência e da imaginação. Eles experimentam materiais, projetos e métodos de construção inovadores. Seus produtos acabados movem carros e trens. Eles também mudam a alma das pessoas. Abordarei aqui um pouco sobre uma das pontes mais interessantes do mundo - a Ponte Nanpu, considerada uma maravilha da engenharia moderna, com formato espiralado, capaz de receber cinco milhões de carros por dia, localizada em Xangai, na China.

PONTE NANPU - XANGAI (CHINA)

A ponte através do rio Huangpu Nanpu é uma das principais pontes em Xangai, na China. Irmã da ponte Ponte Yangpu, foi projetada pela Secretaria Municipal de Xangai Engenharia Design Institute, Shanghai Urban Construction Colégio e Urban Shanghai Construction Design Institute, com a ajuda de Holger S. Svensson.

Foi a primeira ponte estaiada com uma extensão de mais de 400 metros no país. A ponte principal é de 846 metros de comprimento, com um comprimento principal de extensão de 423 metros. Duas torres de concreto reforçado em forma de "H", cada uma com 150 metros de altura, foram feitas em ambas as margens, com 22 pares de cabos de aço sendo dispostas em padrão de suportar as vigas principais.

Uma das características atraentes da ponte é a sua arquitetura, com seu acesso através de seus viadutos em forma de espiral. Quando vista em toda a sua extensão, a Ponte Nanpu, com um comprimento total de 8.346 metros, se parece com um dragão deitado sobre o rio Huangpu, com a cabeça e a cauda em forma de espiral que liga a zona antiga da cidade de Puxi com Pudong, Zona de Desenvolvimento.

Antes da conclusão da ponte, em 1991, a única maneira de se comunicar entre Puxi e Pudong era por balsa. Depois da ponte ser aberta ao público, de 14.000 a 17.000 veículos começaram a empilhar a ponte a cada dia, que aumentou para 120 mil veículos por dia, conforme registrado no ano de 2006.

A ponte principal composta com dois tipos de materiais de construção: aço e concreto.

A plataforma é composta e da estrutura de aço em conjunto com concreto, chamado de estrutura de viga mista. Ela foi a ponte mais longa do seu tipo na China, quando abriu.

A ponte principal é dividida em seis faixas de rodagem de veículos e a capacidade de tráfego diário é de até 4,5 a 5 milhões de veículos. Existem 2 metros de largura de calçada em cada lado da ponte principal para as vistas.

O QUE É UMA PONTE ESTAIADA?

Ponte estaiada (português brasileiro) ou Ponte atirantada (português europeu) é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.

A ponte estaiada costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria maior elaboração de cabos.

Tipos de pontes estaiadas/atirantadas

Existem dois tipos básicos de pontes estaiadas: No tipo "harpa", os cabos correm paralelos, ou quase, a partir do mastro, de modo que a altura de fixação do cabo ao mastro é proporcional à distância entre o mastro e o ponto de fixação deste cabo ao tabuleiro. No tipo "leque", os cabos conectam-se ou passam pelo topo do mastro.

Diferenças entre pontes suspensas:

 Ponte estaiada, tipo "leque"

 Ponte estaiada, tipo "harpa"

 Ponte Pensil

PONTE NANPU - UMA PONTE PARA O SUCESSO

O rio Huangpu na China é o último afluente do rio Yangtze em seu caminho para o Mar da China Oriental. Huangpu é de 113 km de extensão e atravessa uma das cidades que O O rio Huangpu, na China, é o último afluente do rio Yangtze em seu caminho para o Mar da China Oriental. Huangpu é de 113 km de extensão e atravessa uma das cidades que mais crescem e significativas na China - Xangai. A Ponte Nanpu é uma das primeiras pontes sobre Huangpu, que liga Shanghai central e do distrito de Pudong, do outro lado do rio.

O distrito se desenvolve rapidamente, assim como a cidade em tudo, que é uma das principais razões para a construção da Ponte Nanpu. Esperava-se também que a ponte ajudasse a continuidade desse desenvolvimento. A ponte, acessível através de conexões em espiral impressionante, é também um elo entre Zhongshan South Road e Lu Jiabing Road. Com exceção de todos os outros aspectos positivos, também é uma atração turística e ponto de referência local.

As pessoas locais respeitar Huangpu como um rio mãe e o consideram o berço de Xangai, algo como um protetor espiritual da cidade. Mas junto com isso, o rio separa a cidade e faz com que o contato entre as metades difíceis. É por isso que os moradores de Xangai tinham sonhado com uma grande ponte entre o distrito de Pudong e o distrito de Puxi há muito tempo atrás. Desde 1920, pra ser mais preciso.

A Ponte Songpu foi construída em 1975, mas não poderia resolver o problema do tráfego enorme em torno do rio inteiramente porque é muito longe do centro da cidade de Xangai. Isto levou à necessidade da segunda ponte sobre o rio Huangpu. O projeto da Ponte Nanpu foi aprovado em agosto de 1986, e a construção começou depois de dois anos de preparativos - em 1988. Dois anos depois, o governo chinês decidiu virar distrito de Pudong em região de desenvolvimento geral, que aumentou significativamente a importância da Nanpu Bridge.

A ponte foi totalmente construída em 20 de junho de 1991, e a cerimônia de abertura oficial foi em 19 de novembro, no mesmo ano. Após a abertura do tráfego no dia 1° de dezembro de 1991, a Ponte Nanpu tornou-se a quarta maior ponte suportada por cabos do mundo.

O projeto da Ponte Nanpu pertence a duas instituições: Shanghai Municipal Instituto de Design Engenharia e Tongji projeto arquitetônico e instituto de pesquisa. O financiamento foi fornecido principalmente pelo Banco Asiático de Desenvolvimento. Seu custo total foi de 820 milhões de yuans chineses e tornou-se uma excelente base para a seguinte construção de outras duas pontes: Yangpu e Xupu.

A Ponte Nanpu possui 8.346 m de comprimento, mas a maior parte deste longitude pertence a sua espiral elevada aproxima - 7500 m, e a parte principal do outro lado do rio é de 846 m de comprimento. Fica a cerca de 46 metros acima do nível da água que permite a passagem de mais de 55 toneladas navios pesados.

A ponte é suportada por dois principais em forma de H, com torres de 150 m de altura e cabos duplos. O corpo da ponte foi construído usando aço e concreto. A camada inferior do convés é criado através da utilização de uma grande armação em "feixe", enquanto que a camada superior é reforçada com betão. A superfície da ponte e o pavimento de aço foram soldados electronicamente, após a junção foi reforçada com betão. Este método foi utilizado durante a primeira construção de pontes chinesas.

CURIOSIDADES

O Nó Rodoviário da Ponte de Nanpu, na China, é uma das mais belas obras de arte rodoviárias daquele país. Permite a elevação dos intensos fluxos de tráfego das auto-estradas adjacentes para a Ponte de Nanpu. O tabuleiro desenvolve-se, através de sucessivos loops, desenvolvendo-se em três níveis e possibilitando o escoamento faseado das vias convergentes.

CONCLUSÃO

De pedra, de madeira, de aço, de plástico, de cordas e até de papel prensado, construir pontes é uma necessidade e uma paixão que existe desde os primórdios da humanidade.

As pontes são construções feitas com o intuito de interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. São construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).

Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura, como é o caso da Ponte Nanpu.

Sua construção possibilitou não só uma maior acessibilidade entre duas regiões, onde antes só era possível através de balsas, como influenciou diretamente na economia local, pois uma maior acessibilidade acarreta mais transporte, lucros e aumento nos negócios. Sua estrutura singular também influencia os negócios locais, visto que é um grande atrativo de turistas, fazendo parte hoje da história e da vida dos habitantes locais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://megaengenharia.blogspot.com.br/2012/03/ponte-nanpu-shangai.html

http://www.fotoshot.com.br/a-incrivel-ponte-modular-nanpu-em-xangai/

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2012/12/ponte-nanpu-shangai.html

http://www.engenhariaportugal.com/no-da-ponte-de-nanpu

http://www.fotoshot.com.br/a-incrivel-ponte-modular-nanpu-em-xangai/

ANEXOS

...

Baixar como  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »