TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luiz Molion - O Homem E As Mudanças Climáticas (uma Revisão Crítica)

Dissertações: Luiz Molion - O Homem E As Mudanças Climáticas (uma Revisão Crítica). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar os dois contrapontos a respeito das mudanças climáticas e aquecimento global. Enquanto alguns dizem que o homem é causador de todos os problemas climáticos, outros, como é o caso de Luiz Carlos Molion, defendem a idéia de que o homem não tem nada a ver com os problemas climáticos atuais.

Luiz Carlos Baldicero Molion é um meteorologista, professor e pesquisador da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), graduado em física pela Universidade de São Paulo. Em seu currículo incluem-se os títulos de PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas.

2. Discussão

A relação do homem com as mudanças climáticas: gás carbono e metano

Segundo a maioria dos autores, o gás carbônico é o grande causador de problemas climáticos como o aumento do efeito estufa, algo que, segundo eles, sem a ação humana teria a função de manter o calor da Terra, favorecendo uma temperatura agradável para a presença de vida no planeta.

Entretanto, segundo Luiz Carlos Molion, as mudanças climáticas são naturais. Catástrofes como as que ocorrem atualmente já foram registradas muitos séculos atrás. Um exemplo bastante impactante é a observação de paleoclimas. Observou-se que na Antártica, durante os três últimos períodos interglaciais, as temperaturas eram de 6 a 10°C maiores que as atuais. Para se analisar a relação do CO2 com o “aquecimento global” foram feitas avaliações de amostras de cilindros de gelo, que revelaram que nesses períodos, a quantidade de CO2 era 30 vezes menor que a atual, confirmando a hipótese de que o CO2 não pode ser o culpado pelo aquecimento global.

Segundo Molion, os verdadeiros controladores do clima são o Sol e os oceanos. O Sol possui ciclos nos quais ele passa da atividade máxima para a mínima e os oceanos são os grandes reservatórios de calor do nosso planeta. Para ele, o planeta passa por períodos de esfriamento e aquecimento, algo, segundo ele, bastante natural. Desta forma, segundo Luiz, o planeta se encontra em um período de resfriamento e não de aquecimento como muitos acreditam.

Muitos dizem ainda que o gás metano também é um grande problema no âmbito aquecimento global, afirmando inclusive que ele é 21 vezes mai prejudicial que o gás carbônico. Segundo Molion, essa afirmação é falsa, uma vez que já se foi observado que a concentração desse gás na atmosfera está estacionada, para cada molécula produzida, outra molécula se desfaz. Desta forma, com a concentração deste invariável, é improvável que esse seja um dos motivos do “aquecimento global” descrito por muitos.

Explicação para catástrofes naturais frequentes, elevação do nível do mar e redução das geleiras

Muitos afirmam convictos que as catástrofes são causadas devido à ação humana. Molion discorda e afirma que essas catástrofes são naturais. Na região de São Paulo, por exemplo, um local que vem passando por muitas enchentes, as chuvas já foram bem piores, entre os anos de 1941 e 1950 os níveis pluviométricos foram bem altos. A realidade é que as florestas capazes de diminuir o impacto da chuva no solo foram substituídas por asfalto que não protege da ação das chuvas e não permite a infiltração da água no solo.

Em relação à questão da elevação do nível do mar e derretimento das calotas polares, Molion deixa claro que as calotas em derretimento são as do Ártico e as da Antártica estão aumentando. Analisando-se a historiografia, observa-se que o derretimento das calotas polares já foi muito maior, isso ocorreu entre os anos de 1922 e 1923, por exemplo. Segundo ele, os grandes controladores do nível do mar são os ciclos lunares. Esses ciclos duram cerca de 18,6 anos e é representado pelo tempo gasto para a lua fazer um movimento de precessão em torno da Terra. Quando a lua está em seu máximo, ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com