TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MST (Movimento Sem Terra)

Trabalho Escolar: MST (Movimento Sem Terra). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 3

MOVIMENTO DOS SEM TERRA

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nasceu da luta que, isoladamente, muitos camponeses da região Sul do Brasil foram desenvolvendo pela conquista da terra desde o final da década de 70. O paísvivia, nessa altura, um período de abertura política, depois do desaparecimento do regime militar. A políticarural vivia extremas contradições; a concentração capitalista da terra, a expulsão dos pobres da área rural,as dificuldades de modernização da agricultura acentuavam o êxodo para os centros urbanos. Nessecontexto, em diversas regiões do Brasil, surgiram determinados focos de luta que, a pouco e pouco, seforam articulando. Dessa articulação partiu a delineação e a estruturação do Movimento dos Sem-Terra,tendo como principais núcleos coordenadores o acampamento da Encruzilhada Natalino, em Ronda Alta RSe o Movimento dos Agricultores Sem Terra do Oeste do Paraná (Mastro).

OBJETIVOS

• Objetivos reais, dizem somente que é se instalar em terras não produtivas, produzir, e, morar, fazendo crescer o movimento com mais um assentamento.

• O objetivo real é próximo do que se formaram as FARC na Colômbia.

• Este pessoal, se arma, busca benefícios do governo como cestas básicas, escolas no assentamento, financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas com juros subsidiados, financiamentos por bancos oficiais para a formação de cooperativas, mas na melhor oportunidade, vendem tudo de forma fraudulenta, e, vão se aninhar com outro assentamento para ganhar tudo de novo.

• Infelizmente, este movimento, é treinado pela Via Campesina que é um movimento semelhante na Europa, com técnicas de guerrilha e sabotagem, fazendo frente inclusive com o Exército Brasileiro em ações de guerrilhas e sabotagens rurais em fazendas e cooperativas de produtores decentes, que querem apenas trabalhar, produzir e gerar riquezas para si e para o Brasil

• O Governo Federal, Infelizmente não faz nada, para que não haja uma colisão de frente como movimentos capitaneados pela Igreja Católica, Sindicatos, e, Centrais Sindicais, que geram votos e favorecimentos ao atual governo e seus protegidos.

• Hoje, uma das maiores durezas e problemas para resolver pelo exército, são o pessoal do MST que grila propriedades no Pará, e, Sul do Brasil, em propriedades da União e de Empresas, quebrando laboratórios, e queimando reflorestamentos e fazendas. É um bando de aproveitadores dos bens alheios, infelizmente financiados pelo próprio dinheiro que conseguem extorquir do Governo Federal, via liberação de financiamentos rurais para os assentamentos.

MST NOS DIAS DE HOJE

É o maior e mais antigo, fundado em 1984. Está presente em 23 Estados e tem 80.000 famílias acampadas em todo o país. Faz invasões de terra e ocupações de prédios públicos, destrói plantações de produtos transgênicos, organiza greves de fome e marchas nacionais. E um caldeirão ideológico, em que se misturam várias linhas do pensamento de esquerda e extrema esquerda. Sua tática é a luta pela reforma agrária. Seu objetivo final é a revolução socialista.

MARCHA DAS MARGARIDAS.

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com