TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MST - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA

Por:   •  18/4/2015  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

O filme retrata a organização do Movimento do MST, partindo de Goiânia com destino a Brasília. A marcha tinha objetivo debater a reforma agrária e acelerar o processo de assentamentos . Trabalhadores rurais de vários estados participaram dessa concentração.

Segundo um dos dirigentes estadual do MST, é preciso mudar a política econômica do governo, que privilegia o sistema financeiro e as grandes empresas exportadoras. Segundo ele os recursos devem ser revertidos para o setor produtivo e para a geração de empregos.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo em vista como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente à luta pela reforma agrária brasileira. São ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por pessoas de diferentes classes e camadas sociais.

As lutas são em virtude da desigualdade vivenciada pelas pessoas de baixa renda ou em condições paupérrimas. Os objetivos do MST nos dias atuais vão, mas além da reforma agrária, buscam transformações sociais, principalmente à inclusão social. Os movimentos não estão buscando somente à conquista de terras, mas almejando melhores condições  de vida, um estado de bem estar social. Visam à igualdade social tendo em conta uma educação que capacite melhor à população, saúde de qualidade, buscando salários melhores, condições de lazer familiar, dignidade para viver.

No entanto existem avanços e conquistas nesta luta, ainda há muito por se fazer em relação à reforma agrária no Brasil, seja em termos de desapropriação e assentamento, seja em relação à qualidade da infra estrutura disponível às famílias já assentadas.

 Mas se por um lado a luta pela terra além de ser louvável é legítima, por outro, os meios praticados pelo movimento para promover suas invasões em alguns determinados casos geram muita polêmica na opinião pública.

A reforma agrária está entre tantas outras reformas que a sociedade brasileira tanto almeja para uma agenda de erradicação da miséria e da desigualdade, valorizando a função social da terra. Assegurar os direitos do trabalhador do campo é, ao mesmo tempo, defender sua dignidade enquanto brasileiro.

Uma das principais conquistas do MST tem sido a de manter o tema da Reforma Agrária na pauta de discussão da sociedade e do Estado.

No campo social, os resultados nas áreas conquistadas são significativos: foi praticamente eliminada a mortalidade infantil nos assentamentos e não existe mais a fome. Mas, acima de tudo, foi conquistada a dignidade da cidadania.

Portanto, o movimento concentra  esforços nas áreas sociais, sindicais, educacionais, políticas e diversas organizações e cooperativas para parcerias. Mesmo envolvido com polêmicas de desvio e corrupção no seu interior,  com seu lado positivo, ele vem com  conquistas, sobrevivendo e lutando há mais de meio século pelos direitos dos trabalhadores sem terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com