TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Trabalho Escolar: Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A adoção do Plantation como modelo para a exploração das terras brasileiras por nossos colonizadores determinou um dos principais traços de nosso país, a concentração de renda terra na mão de latifundiários.

A grande concentração de terras nas mãos de poucos e a luta para a diminuição da desigualdade na distribuição de terras deu origem a um dos mais importantes movimentos sociais em nosso país: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Esse movimento teve sua origem na luta isolada de trabalhadores na região Sul no final da década de 70. Em janeiro de 1984 foi realizado os primeiro encontro nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que contou com a participação de representantes de doze estados brasileiros. A partir do primeiro congresso nacional em 1985 constituiu-se definitivamente como um movimento nacional, onde 23 estados estiveram representados.

O surgimento do MST se deu num contexto de ausência do estado na gerencia de politicas sociais. O movimento dos sem terra se posicionou como um ator social fundamental de combate a negligencia do Estado, aos latifúndios e a exclusão social.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem três objetivos principais:

• Lutar pela terra

• Lutar pela reforma agrária

• Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna. Esses objetivos orientam as ações politicas do MST.

Além disso, lutar por uma sociedade mais justa significa que os trabalhadores rurais sem terra apoiam todas as iniciativas que buscam solucionar os graves problemas estruturais do Brasil.

O MST participa de articulações e organizações que buscam transformar a realidade e garantir os direitos sociais da população. O MST propõe que seja implementado um programa agrícola e hídrico que priorize a soberania alimentar, estimule a produção e diversificação da agricultura, reforma agrária com ampla democratização da propriedade da terra e distribuição da renda produzida na agricultura brasileira. Propõe também que seja feita uma ampla distribuição das maiores fazendas e que seja instituída um limite ao tamanho máximo de propriedade de bens da natureza, assegurando assim que mais pessoas tenham acesso às terras no Brasil.

Outra proposta do MST é de que as pesquisas públicas voltadas para o Campo (como as realizadas pela Embrapa) devem ser orientadas pelas necessidades dos camponeses e da produção de alimentos sadios e não voltadas para a demanda de empresas transnacionais que buscam apenas o lucro.

O MST também tem com proposta a adequação da legislação sanitária da produção agroindustrial às condições da agricultura camponesa e das pequenas agroindústrias.

O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TETO (MST)

O movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é fortemente alinhado e influenciado pelo Marxismo e utiliza-se de praticas e conceitos marxistas como instrumento de mobilização política.

Apesar de ter esse alinhamento ideológico, não podemos dizer que o MST busca o comunismo, ideia amplamente divulgada por latifundiários e movimentos de direita. Assim como no comunismo, o MST busca promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária e sem concentração de renda. Entretanto, diferentemente do comunismo, o MST não pretende chegar a uma sociedade igualitária acabando com a propriedade privada, mas sim através da reforma agrária para uma divisão mais justa das terras, evitando assim a existência de latifúndios.

O principal antagonista do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é a Bancada Ruralista no congresso, representante de latifundiários, grandes empresas agroalimentares e agroquímicas. Esse grupo poderoso busca a qualquer custo desmoralizar a luta do MST para manter a situação atual, onde são amplamente beneficiados.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é amplamente apoiado por partidos de esquerda no Brasil, como por exemplo, o PT e PCB. Além disso, conta com amplo apoio de movimentos sindicais e de esquerda, que tem em comum a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

Através de invasões de terras improdutivas o MST busca chamar a atenção para a sua causa. Os números divulgados pelo IBGE mostram que o Brasil tem uma concentração cada vez maior de terras e isso vai de encontro com as ideias defendidas pelo movimento.

Dados do próprio governo mostram que as grandes propriedades, apesar de grandes produtoras não empregam tanto quando as pequenas propriedades, apesar de ocuparem uma área muito maior do que as pequenas propriedades.

A CONCENTRAÇÃO DE TERRAS NO BRASIL

Segundo o senso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com