TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia E Microeconomia

Dissertações: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

“Introdução a Microeconomia”

(Produto e preço)

A microeconomia tem por objetivo analisar a formação dos preços no mercado, isto é, ela tem por objeto de pesquisa, a analise de como empresas e consumidores interage entre si colaborando na fixação dos preços e quantidades dos produtos. Para atingir tal objetivo ela fragmenta-se em três partes ou teorias.

Teoria do consumidor: estuda as preferências do consumidor, fazendo uma analise do seu comportamento suas escolhas, suas restrições quanto aos valores e a demanda.

Teoria das firmas: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos de acordo com a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

Teoria da produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima em produtos de consumo por parte das empresas.

A microeconomia é também conhecida como a “teoria dos preços” e é indispensável seu conhecimento para quem quer obter a capacidade de compreender o funcionamento do sector privado econômico.

A microeconomia pode ainda auxiliar na análise das ações do governo, quando elas influenciam a economia, nos tornando capazes para analisar quando a política toma decisões que afetam os preços dos bens e os salários.

De forma resumida, a microeconomia estuda os fatores que influenciam na fixação dos preços isolando-os e analisando-os numa visão microscópica.

Para analisar determinado mercado isoladamente, supõe-se que todos os demais são constantes; ou seja, o mercado estudado não afeta nem é afetado pelos demais. O mesmo vale para o estudo de variáveis isoladas e seus efeitos. Dessa forma, pode-se saber o efeito isolado de uma variável. Exemplo. A demanda representa o máximo que o consumidor deseja, dada a sua renda e os preços de mercado – é um plano. Nesse sentido, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar a determinados preços.

Observando o comportamento do consumidor, percebe-se a existência de causalidade entre a quantidade da demandada e o preço, desta forma, quando o preço cai, a quantidade comprada se eleva, e quando o preço aumenta, a quantidade comprada diminui, essa relação e chamada de lei geral da demanda.

“Introdução a Macroeconomia”

(Estrutura da indústria)

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como o desemprego por exemplo.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

A estrutura macroeconômica é composta por cinco mercados:

Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com