TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas E Rios De Ilhéus

Ensaios: Mapas E Rios De Ilhéus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.670 Visualizações

Página 1 de 4

d) A elaboração do mapa

O município de Ilhéus é cortado pelos rios Almada, ao norte, o Cachoeira no centro, Santana e Acuipe ao Sul, e seus respectivos afluentes, sendo todos de regime permanente. O Ribeirão do Boqueirão, um dos principais rios da Bacia do Almada também banha o município.

O município de Ilhéus é dividido em 10 distritos, incluindo sua sede, além de outros núcleos urbanos como vilas e povoados. Os Distritos, Vilas e Povoados são os seguintes: Aritaguá, Carobeira, Itariri, Juerana, Mamoan, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Queimada, Sambaituba, São João, São José, Lagoa Encantada, Retiro, Tibina, Urucutuca. Banco Central, Ribeira das Pedras, Três Paus e Visagem. Castelo Novo, Lava-Pés e Parafusos. Couto, Santo Antônio, Rio do Engenho, Maria Jape, Areia Branca, Búzios, Cururutinga e Santa Maria. Inema Água Branca. Japu - Cascalheira, Cerrado, Santana, Serra das Trempes e Piaçaveira. Olivença, Acuípe, Jairi e Santaninha e Sapucaeira. Pimenteira, Ribeirão Pimenteira. Rio do Braço, Banco do Pedro, Vila Campinhos e Vila Olímpio.

Apesar da crise que abateu a lavoura cacaueira o cacau ainda é o carro chefe em áreas de cultivo, as lavouras de cacau junto com o cacau cabruca cobrem uma extensão de 64.398,5 ha e a pecuária é a segunda maior atividade que ocupa áreas do município de Ilhéus.

Os cultivos agrícolas que se destacam na zona rural de ilhéus são o cacau (cabruca); seringueira; pastagem; fruteiras como goiaba; coco; café , graviola; pupunha; café; dendê; e mais, cultivos em alamedas e atividade zootécnica intensiva (bovinocultura, piscicultura, equicultura, minhocultura, avicultura, apicultura).

e) O clima do município de Ilhéus caracteriza-se pelos tipos úmidos e subúmidos, segundo dados da CEPLAC/CEPEC/CLIMATOLOGIA. As temperaturas médias anuais variam entre 22º a 25ºC, sendo maiores e com menor amplitude térmica na faixa costeira. A pluviosidade apresenta totais anuais superiores a 1.000 mm, chegando a alcançar 2.700 mm em alguns locais próximo ao litoral, como na cidade de Ilhéus. O regime pluviométrico é regular, com chuvas abundantes, distribuídas durante o ano. Nesta região os desmatamentos para pastagens compõem a paisagem com florestas e plantios de cacau. Outros afluentes dentro do município de Ilhéus são formados por rios, riachos e ribeirões tais como: Rio Macuco, Rio Santana, Rio Santaninha, Ribeirão do Japú, Ribeirão do Iguape e Ribeirão Esperança. As características de cobertura vegetal desta bacia, descrita é predominantemente de Gramíneas, ocorrentes de maneira geral em Pastos Limpos (manejado), existindo ainda várias manchas de matas de médias extensões ao Sul, isto na metade superior da bacia. Já na parte inferior da bacia, encontram-se concentração de cultivos de cacau ao lado de formações de Capoeira (vegetação secundária) e pequenas pastagens. Próximo à desembocadura encontram-se formações de Mangues, em estágios arbustivos e semi-arbóreos. Ao Sul de Ilhéus, faz-se notar uma faixa de Restinga, com sua vegetação rasteira. Vale salientar que estes tipos de vegetações encontram-se atualmente degradados pela ação do homem na corrida sem planejamento para localização de loteamentos e o despejo de efluentes domésticos, industriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com