TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metamorfismo regional

Seminário: Metamorfismo regional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Seminário  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Metamorfismo regional – é dito o metamorfismo mais importante porque é responsável pela formação da maioria das rochas metamórficas, ocorre normalmente em zonas de encontros de placas, as rochas encontradas que sofreram este metamorfismo são fortemente deformadas e também são orientadas e muitas vezes apresentam foliação devido a pressão dirigida. Chamado de orogênica, por ser responsável pela formação de cadeias de montanhas.

Metamorfismo de contato – Ocorre quando existe uma intrusão ígnea, esta intrusão vai alterar as rochas ao seu redor, essas bordas alteradas são chamadas de auréolas de contato e as rochas formadas ali são chamadas genericamente de hornfells. As rochas mais próximas da intrusão são mais fortemente metamorfizadas, encontram-se rochas cada vez menos metamorfizadas à medida que nos afastamos da intrusão.

a) É um cristal pós-tectônico, foi formado depois da foliação absorvendo parte dela. Ocorreu um cisalhamento simples que deu origem a essa feição.

b) Também representa um cristal pós-tectônico, formado após a foliação ser crenulada.

c) Representa um cristal pré-tectônico, porque se percebe que Se não tem relação nenhuma com Si. Para essa feição ser apresentada ocorreu cisalhamento simples.

d) Esse também não tem relação de Se com Si, portanto é pré-tectônico. Mas nesse caso o cisalhamento observado é puro.

e) Uma deformação sin-tectônica por cisalhamento simples. Enquanto a foliação era formada o cristal era rotacionado formando essa feição bola de neve.

f) Outro cristal sin-tectônico, mas formado por um cisalhamento puro.

As pressões podem ser: litostática, que ocorre quando o corpo sofre pressão em todas as direções; dirigida, é quando o corpo sofre pressão em somente uma direção; hidráulica, menos comum, é a pressão exercida pelos líquidos intersticiais.

A pressão que dá origem à foliação é a pressão dirigida. As foliações vão se formar ao longo do S1 dessa força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com