TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metedologia

Ensaio: Metedologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Ensaio  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

As conseqüências desse possível excesso na sua vida acadêmica?

Muitos estudos têm demonstrado que uma das mais freqüentes conseqüências relacionadas com o consumo excessivo em estudantes universitários tem a ver com as faltas às aulas, atraso na entrega de trabalhos e não cumprimento de compromissos acadêmicos importantes. Assim, poderá ser importante decidir não beber álcool quando tens compromissos importantes no dia seguinte. Nota que demasiados dias a consumir álcool no semestre pode fazer com que não tenhas o tempo necessário para realizar todas as atividades acadêmicas com sucesso. Poderá ser muito útil que registres diariamente ou semanalmente o teu consumo de bebidas alcoólicas. Este registro permitirá ter uma visão global do teu consumo, alertando para a necessidade de abrandar ou cortar na quantidade de bebidas alcoólicas que consomes.

Objetivo

Esta investigação tem como objetivo identificar a existência ou não de consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelos jovens adultos em contexto universitário. Simultaneamente pretende-se avaliar os comportamentos de risco que advém do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Publico alvo

Jovens de 18 a 25 anos.

Método

Questionários, e entrevistas diretas com o publico alvo ao método quantitativo.

Hipótese

O uso de álcool entre os jovens, em particular os estudantes universitários, tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos. Em um período caracterizado por muitas transições, os universitários estão mais vulneráveis para o início e manutenção do uso de álcool e outras drogas. Além disso, o álcool é a substância mais utilizada entre esses estudantes, que subestimam os efeitos negativos do álcool, e assim, se expõem mais a situações de risco e prejuízos à saúde.

Justificativa

O consumo excessivo de álcool apresenta conseqüências físicas, sociais e psicológicas, por vezes, irreparáveis. A investigação tem mostrado que os estudantes que se envolvem em episódios de consumo excessivo de bebidas alcoólicas apresentam maior probabilidade de experienciar conseqüências adversas. Entre as mais freqüentes, destacam-se: desempenho acadêmico insatisfatório, envolvimento em relações sexuais desprotegidas e indesejadas, problemas com as autoridades, violência entre pares, acidentes causados pela condução sob o efeito do álcool, prejuízos graves para o organismo (v.g., danos cerebrais, cancro). O consumo excessivo de álcool entre estudantes universitários coloca em perigo não apenas aqueles que bebem, mas também outros estudantes e membros da comunidade em geral. Na verdade, são vários os riscos de vir a ser agredido verbalmente e fisicamente ou de estar envolvido num acidente de viação por estar rodeado de pessoas que estiveram a consumir álcool em excesso.

Questionário:

Sexo: Feminino ____ Masculino ____

Idade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com