TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS METEDOLOGIA

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1

Passo 1

Concepções:

Criança- A definição da criança se modificou no decorrer do tempo de acordo com parâmetros ideológicos. Na Idade Média, a criança era vista como um pequeno adulto, sem características que a diferenciassem, mas hoje em dia a criança é vista como espontânea, criadora de valores, é inocência e sua vida consiste em brincar.

Educação infantil- O conceito de Educação Infantil como direito social, é relativamente recente na realidade educacional brasileira, pois ela só ganhou popularidade quando esta passou a ser valorizada pela sociedade, se não houvesse uma mudança de postura em relação à visão que se tinha de criança, a Educação Infantil não teria mudado a sua forma de conduzir o trabalho docente, e não teria surgido um novo perfil de educador para essa etapa de ensino.

Ensino Fundamental - O Ensino Fundamental  faz parte da educação básica no Brasil. O Ensino fundamental é obrigatório e gratuito (nas escolas públicas) e é dever da escola, tornar público o período de matrícula. O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão

Passo 3

  Na Idade Média a criança era vista como um adulto, para eles as crianças não tinham vontades próprias, eram vistas como uma mão de obra a mais e não existia um respeito a sua inocência.

  Com o tempo a sociedade foi mudando e as concepções de infância e de criança foram se modificando junto.

  Hoje em dia a criança é tratada com respeito, pois sabemos que elas precisam brincar, adquirir valores, educação e que é um ser puro que precisa de atenção.

   Por isso a infância na vida dessas crianças é muito importante, porque é através dela que elas adquirem conhecimento e criam os novos valores, assim preparamos as crianças para o futuro.

  Com o tempo foram criadas leis que defendem a criança e a sua infância, entre essas leis está o direito de estudar, mas infelizmente não são todas que conseguem, pois a famílias que não reconhecem a importância da escola na vida delas achando que é apenas um local para se brincar e por outro lado a municípios que não conseguem atender todas as famílias.

   Demoraram para que a Educação Infantil, a criança e o seu direito de infância ganhassem os seus devidos valores, mas ainda temos muito a fazer, pois existem dois lados na nossa sociedade, o lado dos ricos onde todos estudam e tem um futuro garantido e o lado dos necessitados, onde não conseguem vagas nas escolas, vêem as crianças como mão de obra e  a infância não existe

   A nossa sociedade esta caminhando para uma educação melhor, mas peca na estrutura, nas vagas e na falta de orientação e fiscalização do cumprimento da lei, pois ainda a muitas famílias que vêem a criança como uma mão de obra a mais, mas não sabem como é importante para elas ter uma infância, o convívio com outras crianças e uma educação para um futuro melhor.

 

   

  Por isso devemos ter esperança de que a sociedade caminhe para melhor, com escolas estruturadas, ótimos métodos educacionais, vagas para todas as famílias e que a taxa de analfabetismo caída, pois são as crianças de hoje que serão o futuro da sociedade de amanhã.  

     

 Passo 4

  1. Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

Chama-se Primeiro Ano (crianças com 6 anos).

  1. Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

Sim, pois o ensino fundamental começa a partir dos seis anos.

  1. Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Sim, pois os professores da educação infantil podem dar aula até o 5º ano.

  1. No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?

Não, pois não se deve reduzir a aprendizagem restringindo exclusivamente da alfabetização ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Por isso é importante o que o trabalho pedagógico implementado assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento.

  1. O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?

Não, pois a educação infantil não tem objetivo de preparar as crianças para o ensino fundamental. No caso do primeiro ano do ensino fundamental as crianças de seis anos precisam de uma proposta curricular que atenda suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

  1. A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?

Não, pois o Ensino Fundamental de nove anos exige a elaboração de novas Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Conselho nacional de Educação, reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretárias de Educação e atualização  do Projeto Pedagógico das Escolas

Faculdade  Anhanguera de Limeira

Curso de Pegagogia

Didática Geral

ATPS - ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                                                              Aluno: Andrielle M. Lisardo

                                                                                           Fernanda Morelli

                                                                                           Natália M. Bianquini

                                                                                           Nilda Mendes

                                                                                  RA: 5631989601

                                                                                          3721675909

                                                                                          4620892821                                                                            

                                                                                          5631106012                    

                                                                                Série: 4°/5° anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (601.2 Kb)   docx (852.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com