TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Dupont

Ensaios: Modelo Dupont. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  519 Visualizações

ETAPA 3 – PASSO 1

MODELO DUPONT E SUA ANÁLISE PARA GESTÃO

Método Dupont surge como forma de analisar a rentabilidade e sua alavancagem financeira, demonstrando o resultado de margem de lucro e giro dos ativos, associando as duas formas de levantar o lucro: o giro e a margem. O lucro é a sobrevivência das entidades, pois ninguém vive sem lucro. Já a margem de lucro é uma forma de identificar quanto cada produto deixou de margem para a empresa e saber qual lucro foi incluso no preço da venda dos produtos, assim o método Dupont permite ao investidor uma resposta imediata baseada nos números dos balanços fechados, a potencialidade de enriquecimento.

O Sistema Dupont por muitos anos vem sendo utilizado pelos administradores financeiros para analisar as demonstrações contábeis e o desempenho das empresas. Esse sistema reúne informações da Demonstração de Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial em duas medidas-síntese de lucratividade: Taxa de Retorno sobre Investimentos (TRI) e a Taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido (TRPL). A fórmula.

Dupont permite à empresa decompor seu retorno em dois componentes: lucro sobre vendas e eficiência no uso dos ativos. Normalmente, uma empresa com baixa Margem Líquida tem um alto Giro do Ativo, o que resulta em retornos razoavelmente bons sobre o Ativo Total. O mesmo costuma ocorrer com a situação inversa: empresa com alta Margem Líquida tem um baixo Giro do Ativo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com