TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos de Massa

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

CEDERJ – UERJ- Faculdade de Geografia

Disciplina: Geomorfologia Continental

Pólo: Três Rios

Nome: Ednéia Pereira dos Santos

Matrícula: 16212140099

 (AD2)

Movimentos de massa

Os movimentos de massa são processos naturais da dinâmica externa que fazem parte da evolução da paisagem terrestre. Chamamos de movimentos de massa, os movimentos de solo, rochas e demais materiais inconsolidados nas encostas. Essa movimentação de massa de rocha e solo é determinada pela força da gravidade, pelas propriedades dos solos e pelo grau de saturação dos solos. Para que possamos dar ênfase a pesquisa sobre esses movimentos de massa, temos que, primeiro compreender alguns fatores que atuam para que ocorram esse tipo de acontecimento.

O tipo de material que compõe a encosta

Na superfície terrestre, o material que compõe uma encosta é dos mais variados, produto de uma complexidade de fatores, como o agente climático e geológico, gerando os diferentes terrenos. As encostas são constituídas de materiais consolidados e inconsolidados. Solo compacto e rocha maciça são considerados materiais consolidados, enquanto solos, depósitos de areais e materiais soltos são os materiais inconsolidados. A literatura especializada também aponta que as encostas sem cobertura vegetal tornam-se mais propícias aos movimentos de massa, visto que perdem o sistema de raízes que ajudam fixar os materiais nas vertentes. Já a morfologia da encosta tem papel fundamental na espacialização e explicação desses eventos. Em relação a declividade, encostas abruptas potencializam a força gravitacional sobre os materiais da encosta. Entretanto a literatura especializada aponta que há limite nessa relação entre o grau de declividade e movimento de massa, visto que, ambientes com alto grau de declividade raramente terão materiais disponíveis a movimentar-se.

Quanto a quantidade de água presente no sistema de vertente: grau de saturação e as chuvas

Em solos saturados, a grande quantidade de água separa as partículas , possibilitando que elas deslizem. Já em encostas com materiais secos, as partículas são ligadas apenas pela sua forma (encaixe) e o atrito entre as mesmas. Já nos materiais com baixa umidade ocorre uma atração de água entre os poros, aumentando a resistência dessa encosta ao movimento de massa.

Outros fatores importantes são as interferências antrópicas que influenciam na Estabilidade/Instabilidade das encostas.

Como exemplo de recorrentes ações antrópicas: intervenção na morfologia das encostas, remoção da cobertura vegetal, despejo inadequado de lixo e quaisquer outros materiais que pesam sobre a encosta, redes de água e esgoto mal dimensionado.

Os tipos de movimentos de massa

[pic 1]

 Esquema de movimentos de massa

  • Rastejamento (Creep)

É o mais lento dos movimentos de massa inconsolidado, ocorrendo em ambientes de declive onde as camadas superiores deslocam-se em velocidade diferente das inferiores. Não há na paisagem uma feição de ruptura clara, mas percebe-se pela inclinação das árvores, cercas, rachaduras nas construções e postes.

[pic 2]

Figura 1: Representação do movimento de massa / Rastejamento

  • Deslizamento/Escorregamento

São movimentos de massa em médias grandes quantidades que se manifestam de maneira mais acelerada. Geralmente o escorregamento envolve o deslocamento de um volume muito bem definido de lama ou terra, destruindo casas, estradas e, em alguns casos bairros e cidades. São movimentos rápidos de massa de encosta abaixo com rupturas bem definidas tanto lateralmente quanto em profundidade. Os deslizamentos são subdivididos em dois tipos: Os rotacionais e os translacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (986.9 Kb)   docx (911.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com