TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabilidade de Taludes: Movimentos de Massa

Por:   •  4/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

ESTABILIDADE DE ENCOSTAS

stability of slopes and containment structures

Vinicius Pereira[1]*

RESUMO 
Diante de um cenário aonde tem ocorrido diversas instabilidades de encostas, que se dá, não só pelo meio físico, como a declividade, formato da encosta, pluviosidade, orientação da vertente, características pedológicas e geológicas que são determinantes nesse tipo de processo; O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e apresentar as principais características da estabilidade de taludes e a aplicação de estruturas de contenção de acordo com o tipo de solo apresentado nas encostas, através de uma pesquisa qualitativa com referencial bibliográfico, seguindo uma abordagem  de conceitos e atribuições da geotecnia analisando os tipos de solo, suas propriedades e analisando o grau de importância do solo;  Com o intuito de apresentar os principais fatores para a escolha de uma estrutura de contenção de encosta. Na presença dos diversos acontecimentos de instabilidade, o presente trabalho tem sua importância na área da geotecnia, para que se possa escolher a mais adequada estrutura de contenção, levando em consideração o tipo de perfil do solo encontrado no talude.

SYNOPSIS
In the face of a scenario where there have been several instabilities of slopes, which occurs not only by the physical environment, but also the slope, slope shape, rainfall, orientation of the slope, geological and geological characteristics that are determinant in this type of process; The present work has the objective of researching and presenting the main characteristics of slope stability and the application of containment structures according to the type of soil presented on the slopes, through a qualitative research with bibliographical reference, following an approach of concepts and attributions of the geotechnics analyzing the soil types, their properties and analyzing the degree of importance of the soil; In order to present the main factors for the choice of a slope containment structure. In the presence of several events of instability, the present work has its importance in the area of ​​geotechnics, so that one can choose the most adequate containment structure, taking into account the type of soil profile found in the slope.

Palavras Chave – estabilidade, geotecnia, contenção de encostas, estruturas de contenção

Keywords – stability, geotechnics, slope containment, containment structures

  1. INTRODUÇÃO

A instabilidade das encostas, podem ocorrer devido a diversas superfícies inclinadas, que são

encontradas no território brasileiro. Este tipo de superfície, acaba sofrendo bastante devido as intervenções antrópicas, e há uma vasta utilização indevida de construções urbanas, causando assim um grande esforço no solo, causando a instabilidade nas encostas. A instabilidade ou deslizamento das encostas, também pode ser ocorrido através das ações geológicas naturais como alterações climáticas.

Devido as constantes instabilidades que ocorrem no território brasileiro, se faz de uma grande

importância, a aplicabilidade de projetos de prevenção e estabilidade de encostas, com o objetivo de neutralizar as possíveis movimentações de massa, como: escorregamentos, fluxos, quedas, e etc. As eventuais movimentações de massas citadas, serão abordadas no decorrer da pesquisa, visando o melhor entendimento para uma possível estabilidade de encostas através das estruturas de contenção, na qual serão apresentadas em capítulos posteriores.

A temática é de grande importância para área da geotecnia, para que se possa garantir uma segurança civil, nas áreas de risco na qual estão sendo utilizadas indevidamente, evitando assim grandes catástrofes. Considerando a importância do tema, este trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica, considerando os principais autores da área de geotecnia, o presente trabalho tem o objetivo principal de mostrar as principais características de uma encosta, visando apresentar os possíveis métodos de estabilidade de taludes, e demostrando a importância da compreensão dos métodos aplicados para o dimensionamento das estruturas de contenção, levando em consideração o perfil do solo apresentado nas encostas.

Esse trabalho se caracteriza como uma pesquisa de análise dos tipos de movimentos de massa,

com o objetivo de solucionar esse tipo de instabilidade, através de uma estrutura de contenção de encosta, tendo como base referências bibliográficas. Os principais autores para elaboração do trabalho, foram: Denise M. S. Gerscovich, Maragon e Maxwell, assim como as demais fontes citadas.

  1. MOVIMENTOS DE MASSA

De acordo com Hutchinson (1968), os movimentos de massa são um encadeamento de atividades que envolvem o transporte de matéria sólida da dinâmica superficial da Terra, que podem ser subdivididos em dois tipo como: movimentos gravitacionais de massa, que são estimulados através da aceleração da gravidade, e o movimento de transporte de massa, que podem ocorrer pelo transporte do material sólido devido a um meio qualquer como a água, gelo ou ar.

Em contra partida Cruden (1991), relata que a expressão movimentos de massa esta  relacionada a uma forma geral, para desgnar todos os movimentos ao longo de uma encosta como, massa de rocha, solo ou detritos por efeito de força gravitacional. Seguno Tominaga (2007), os movimentos de massa representam uma sequencia natural de uma evolução geomorfológica em regiões montanhosas.

O artigo de CEMADEN (2016), estabelece que o território brasileiro é bastante suscetível aos movimentos devido as condições climáticas apresentadas nas regiões aonde apresentam grandes volumes de maciços montanhosos, repercutindo em diversos movimentos de massa nos centro urbanos, devido também as atividades humanas, relacionadas aos cortes em taludes, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem, desmatamentos, e ocupação desgovernada em taludes sem a devida prevenção ou estabilização em áreas de relevo íngreme.

Segundo Guimarães (2003), os movimentos de massa são fenômenos naturais de dinâmica externa com a capacidade de modelar as formas de um relevo. A partir de inumeras definições sobre os movimentos de massa, de acordo com Cruden (2003), o trabalho de Dana (1987) é um dos primeiros a exibir de maneira simples, porem incompleta uma classificação de movimentos de massa, por apenas apresentar três tipos de movimentos de massa, como: corridas de detritos, espalhamentos de terra e escorregamentos de rocha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (488.3 Kb)   docx (741.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com