TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo Bipolar

Monografias: Mundo Bipolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

COMUNICAÇÃO

A globalização das comunicações tem sua face mais visíveis na internet, a rede mundial de computadores possível, graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isso permitiu um fluxo de trocas de idéias e informações sem critérios na historia da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.

Outras características da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação graças, aos barateamentos dos aparelhos principalmente os celulares e os de infra-estruturas paras as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças a inovação tecnológica. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso do mercado. Um exemplo de universalização do acesso da informação, pode ser o próprio Brasil hoje com 42 milhões de telefones instalados e um aumento ainda maior de números de telefones celulares em relação a década de 1980, ultrapassando a barreira de 100 milhões de aparelhos em 2002.

Redes de televisão e imprensa multimídia em geral também sofreram um grande impacto da globalização. Um país com imprensa livre hoje em dia pode ter acesso algumas vezes por televisão por assinatura ou satélite a emissora de todo o mundo, desde NHK do Japão até Cartoon Network Americana.

Pode-se dizer que este incremento no acesso à comunicação em massa acionando pela globalização tem impactado até mesmo nas estruturas de poder estabelecidas, com forte conotação e denotação, ajudando pessoas antes alienadas a um pequeno grupo de radiodifusão de informação a ter acesso a informação de todo o mundo mostrando a eles como o mundo é e se comporta.

Mas infelizmente este mesmo livre fluxo de informação é tido como uma ameaça para determinados governos ou entidades religiosas com poderes na sociedade que tem gasto enorme quantidade de recurso para limitar o tipo de informação que seus cidadãos têm acesso.

Na China, onde a Internet tem registrado crescimento espetacular, já contando com 136 milhões de usuários graças à evolução iniciada em 1978 de uma economia centralmente planejada para uma nova economia socialista do mercado é outro exemplo da nação notória por tentar limitar a visualização de certos conteúdos considerados " sensíveis" pelo governo.

No irão, Arábia Saudita e outros países islâmicos, com grande influencia da religião nas grandes esferas governamentais, a internet sofre uma enorme preção do estado, que tenta implementar diversas vezes barreiras e dificuldades para o acesso a rede mundial como bloqueios de sites de noticias como a CNN e BBC. Acesso a conteúdos eróticos também é proibido.

QUALIDADE DE VIDA

O acesso instantâneo de tecnologia, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, têm causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos. De 1981 a 2001 o número de pessoas vivendo com o menos de US$1 por dia caio de 1,5 bilhões de pessoas para 1,1 bilhões, sendo a maior queda da pobreza registrada exatamente nos países mais liberais e abertos a globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com