TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NAFTA - Tratado de Comércio da América do Norte

Por:   •  17/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

1.        DEFINIÇÃO

NAFTA é a abreviatura de North American Free Trade Agreement, ou seja, Tratado Norte Americano de Livre Comércio.

Em vigor desde o primeiro dia do ano de 1994, o bloco conta com Estados Unidos, Canadá e México como membros, facilitando, desta maneira, o comércio entre estes três países. Além disso, o Chile é considerado um país associado.

2.        CRIAÇÃO

Criado após uma série de estudos feitos nos anos 80, que demonstraram que acordos econômicos podiam ser mais vantajosos do que se esperava, o NAFTA surgiu como uma esperança dos Estados Unidos para melhorar suas relações econômicas com o México, bem como do México para aumentar suas exportações e desenvolvimento industrial.

Desta maneira, apesar de algumas oposições, o projeto foi aprovado no Congresso e no Senado estudianense.

Uma das maiores características do NAFTA é a diferença entre os países membros: enquanto o Estados Unidos e o Canadá são bem desenvolvidos tanto econômica quanto socialmente, o México faz parte de um grupo econômico considerado “emergente”, bem como necessitado de desenvolvimento social.

Apesar da semelhança com o bloco econômico da Europa, a União Europeia, os cidadãos dos países integrantes do NAFTA não podem trafegar livremente entre os países membros, e também não existe um sistema financeiro comum.

3.        OBJETIVOS

Segundo o Artigo 102 do acordo que formaliza o Tratado, os objetivos são:

  • Eliminar as barreiras alfandegárias (imposto de importação), e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;
  • Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;
  • Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes;
  • Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
  • Criar procedimentos efetivos para a implementação e aplicação deste tratado, para sua administração conjunta e para a resolução de disputas;
  • Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo.

4.        DESVANTAGENS

  • Pouca concorrência;
  • Não possui projetos para inclusão de novos países: Na criação do acordo, era planejado pelos Estados Unidos a extensão deste para a América do Sul com o passar do tempo, porém, devido ao fortalecimento do pensamento esquerdista no Sul, a ideia foi abandonada;
  • Margem para importação de novos produtos vendidos por países não participantes do NAFTA: Mercado fechado e restrito para determinados produtos importados e distribuídos pelos três países participantes do NAFTA.

5.        ATUALMENTE

A criação do acordo se mostrou de diferentes maneiras nos países integrantes.

As exportações e importações entre os países cresceram de maneira rápida, principalmente em relação ao México. Tal fato só não foi demonstrado de maneira maior devido à concorrência dos produtos chineses com o mercado norte americano.

Apesar das críticas internas dos Estados Unidos e Canadá em relação ao acordo, a economia mexicana teve um grande crescimento desde a criação do NAFTA. Além disso, os três países desenvolveram uma grande dinâmica financeira e produtiva.

Na criação do acordo, era planejado pelos Estados Unidos a extensão deste para a América do Sul com o passar do tempo, porém, devido ao fortalecimento do pensamento esquerdista no Sul, a ideia foi abandonada.

6.        PETRÓLEO DE XISTO

O avanço dos Estados Unidos na extração do gás e petróleo de xisto tem movimentado a economia americana, que tem investido cada vez mais em tecnologias para extração do minério.

Isso tem movimento o mercado de trabalho, gerando novas vagas de emprego.

Estudos estimam que o crescimento e aplicação em tecnologias para extração de xisto será continuo, visando movimentar a economia global.

O petróleo de xisto trouxe benefícios econômicos grandiosos aos americanos, mas não pode-se deixar de citar os impactos ambientais envolvidos na extração de petróleo de xisto. Um de seus maiores riscos é a contaminação de fontes subterrâneas de água potável. Além disso, estudos apontam que a extração de xisto, em elevadas escalas e profundidades, pode gerar pequenos tremores, ou seja, terremotos de pequena escala.

Além dos problemas ambientais, existem os confrontos gerados pela extração de petróleo na Síria. O ponto principal é o preço do barril de petróleo negociado entre John Kerry, secretário de Estado dos Estados Unidos, e o rei Abdullah em setembro de 2014, sob o qual os sauditas venderiam petróleo cru abaixo do preço de mercado. Nos meses subsequentes, os sauditas não conseguiram manter o acordo, levando ao aumento do valor do petróleo de Xisto, devido aos ataques sofridos pelo Estado Islâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com