TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Conseguira Alcancar 8 Objetivos Estabelecidos Pela ODM

Artigos Científicos: O Brasil Conseguira Alcancar 8 Objetivos Estabelecidos Pela ODM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Mesmo tendo cumprido o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015, estar propenso a atingir a meta de combate ao HIV, Tuberculose, malária e Hanseniase, ter reduzido em praticamente 50% a mortalidade materna, ter as mulheres já estudando mais que os homens, ter praticamente universalizado o ensino básico entre meninos e meninas, ter reduzido o índice de desmatamento, consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentado sua eficiência energética com maior uso de fontes renováveis de energia; há ainda metas desafiadoras em um curto prazo de tempo.

Estudos apontam que as mulheres ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos ,dos assentos do Senado somente 13,6% de mulheres participam, 8,7% na câmara e 11,6% no total, as taxas de frequência de ensino ainda são baixas entre os mais pobres e as crianças da Região Norte e Nordeste, mais um desafio e em relação a qualidade de ensino recebido.

Existe uma barreira cultural imensa a ser mudada no Brasil. Não basta somente leis e decretos públicos para cumprir os objetivos.

Hoje, crianças pobres tem mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, e as nascidas de mães negras e indígenas têm a maior taxa de mortalidade. Por região, o Nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos, mas a mortalidade na infância ainda é quase o dobro das taxas registradas no Sudeste, Sul e no Centro-Oeste.

Ainda há o problema de desvio do dinheiro público, que pode prejudicar metas como a sustentabilidade ambiental. Acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelos Municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com