TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Do Meio

Dissertações: O Estudo Do Meio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O que um educador mais deseja é que os conhecimentos sejam transmitidos ao aluno de forma inesquecível, de forma a ser fixado e que não apenas seja despejado, como acontece nas salas de aula padrão. Portanto o Estudo do meio vem exatamente trazer essas informações de forma prazerosa e eficaz.

Quando o aluno tem contato direto com aquilo que o professor está lhe transmitindo ele passa a não só conhecer, como fixar na cabeça e fazer parte daquela informação. Ele deixa de lado aquela história de conhecer só de ouvir falar e passa a ter o contato físico com o que lhe foi ensinado. Isso desenvolve no aluno sua própria visão de mundo.

Texto 1

“É a partir do estudo do meio que se pode perceber a obra dos homens no espaço e no tempo e, também, se perceber como sujeito.” (BUENO, 2009, p. 5)

Para Bueno (2009) o estudo do meio é a forma concreta do aluno ter o contato direto com o lugar onde ele vive, presenciando sua formação, suas transformações, identificando sua contribuição para seu estado atual e futuro. Tendo o conhecimento de que não só a natureza interage com aquele espaço, mas ele também.

Geologia

A forma real, verdadeira, do Planeta Terra é um dos assuntos que abordamos em Geografia, portanto apresentar essa realidade aos alunos seria uma excelente forma de estudo do meio. Sabendo que a forma real da Terra é a Geoide, forma irregular, poderíamos apresentar aos alunos, os diferentes tipos de superfícies que formam determinado local, como por exemplo, os relevos, ao subir um pequeno morro, eles teriam esse conceito.

O contato físico e o desenho de diferentes paisagens também resultariam num

2

bom aprendizado do conteúdo, uma vez que apresentaria ao educando a parte concreta da irregularidade, e da diversidade de formas do nosso planeta.

Referências:

COSTA, Cynthia. Estudo do meio é aprendizado. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/estudo-meio-aprendizado-755627.shtml Acesso em: 30/09/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com