TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem e o Mundo Natural Keith Thomas pdf

Por:   •  14/4/2019  •  Resenha  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 6

Mapa 1

Domínios virtuais da vegetação herbácea e semi - lenhosa preponderante

1. Tapetes liquenicos ou (e) musgos (tundra polar, turfeiras)

Clima polar predominante. Região norte do Canadá, Litoral da Groelândia, região norte de Noruega e Suécia e porções espalhadas no norte da Rússia.

2. Escovas criptogâmicas e arbustos semi - lenhosos da tundra

Clima polar predominante. Região norte do Canadá, litoral sul da Groelândia, Sul da Noruega e Norte da Rússia.

3. Estepes halofíticas soltas

Clima desértico que abrange os trópicos. Pequena região ao Oeste dos EUA, Oeste da Argentina e norte do Chile, Sul da Bolívia, porções espalhadas no norte e sul da África, nordeste da Etiópia, porções na Austrália, porções no centro e norte do Irã, Norte do Turcomenistão e ao norte da China e Sul da Mongólia.

4. Populações ricas em grandes suculentas

Clima tropical seco sendo predominante. Está Norte da Argentina e na fronteira com o Chile, Nordeste do Brasil, Norte do Peru e Colômbia, Sudoeste dos EUA e Norte do México, ao sul da Saara Ocidental na fronteira com Mauritânia, no centro da Etiópia, Sul do Iémen e Oeste da África do Sul.

5. Estepes semi-lenhosa e Artemisia (Asteraceae)

São de clima frio desértico. Presente no Oeste dos EUA, centro da Espanha e bem concentrado no centro da Ásia, desde o oeste do Cazaquistão ao Leste Chinês.  

6. Estepes subtropicais a herbáceas, arbustos ou arbustivas

Clima temperado sendo predominante. Está ao Sul dos EUA fazendo fronteira com México. No litoral norte do continente Africano (de Marrocos ao Egito) e estando também presente ao Oeste da Turquia passando pelo Oriente Médio até ao centro da Ásia.

7. Estepes xerofíticas de altitude

Clima de altitude. Presente no Oeste da América do Sul estando presente no Peru, Bolívia e Norte da Argentina e no Centro – Oeste da China.

8. Estepes e pastagens xerofíticas (continentais)

Presente ao Sul da Argentina, nas grandes planícies da América do Norte, pequena porção ao Oeste da América do Norte, presente em uma pequena área na fronteira da Espanha com Portugal, e indo de Leste à Oeste em faixas no centro Asiático, além de porções na Austrália.  

9. Prados densos e savanas gramíneas

Presente na região dos Pampas na América do Sul, e na região do Oeste Paulista, Norte do Paraná e Sul mato-grossense. Também está em várias porções no Norte da América do Sul, desde Amapá à Colômbia. Grande área no centro da América do Norte e pequena porção ao Oeste. Presente ao Sul da África, porções espalhadas no centro e leste africano. Centro de Madagascar. Indo do Leste Europeu ao Leste Asiático, Norte da Índia e ao Sul e Oeste australiano, além de uma pequena porção na Nova Zelândia.

10. Prados pantanosos ou roselières

Pradarias alagadas, grandes gramíneas em uma zona molhada que limita lagos, lagoas, pântanos ou leitos de rio.

11. Savanas de árvores e arbustos

Clima tropical com estação seca. Presente como Campos Cerrados no centro da América do Sul (mais presente no Brasil), grandes extensões na África desde leste a oeste, do Sudão aos Grandes Lagos, presente também no Norte da Austrália e Oeste da Índia.

12. Savanas - parques e savanas pré-florestais

Estas já o correm no centro e oeste africano, porção grande em Madagascar e ao leste de Omã.

Mapa 2

Domínios virtuais de vegetação arbustos lenhosos e frutescente

1. Pseudo-estepe de arbustos espinhosos espalhados

Presente no centro e oeste da Argentina, norte do Chile e Sul da Bolívia. Na América do Norte está ao norte do México e Sul dos EUA, numa área de Bolson. De leste a Oeste da África e ao Sul da Namíbia e centro oeste da África do Sul, além dos estados de Rajastão e Tâmil Nadu na Índia.

2. Matagal de arbustos espinhosos

Região do Chaco (abrange Bolívia, Argentina, Paraguai e Brasil) e da Caatinga e da Caatinga (Nordeste brasileiro) na América do Sul. Na África está presente na região do Kalahari (abrangendo partes de Angola, do Botswana, Namíbia e África do Sul) e indo do Quênia e Etiópia ao Oeste africano, e na região de Hoggar (Argélia), além de estar na Austrália.

3. Arbustal verde inerme (desprovido de espinhos ou acúleos) (chaparral, matagal arbustivo, mallee)

Característico de clima mediterrâneo. Encontrado no Sul da Europa, norte da África, sul da América do Sul e pequenas áreas no sul da Califórnia, da África e da Austrália.

4. Arvoredos não-arbustivos (landes)

Florestas temperadas europeias (Oeste de Portugal e França, norte da Grã-Bretanha e Norte da Holanda, Alemanha e Bélgica), e ao Leste de Madagascar e no Tibesti.

5. Tundras arbustivas decíduas ou perenes

Clima polar, regiões ao norte do Canadá, Suécia, Finlândia e Rússia

6. Arbustal ou arbustos espessos de altitudes (Cintos supra-florestais, slanetz)

Sul da Argentina, pequenas porções na América Central, Centro do México, porções no Oeste dos EUA e Canadá, ao Oeste da Etiópia, porções ao Sul europeu, norte do Oriente Médio, oeste chinês e porções na Rússia (predomina na região de Slanetz) e uma área na Nova Zelândia.

7. Matagal composta por higrófilas de altitude (Floresta de Altitude, Sobrancelha da Montanha, bambuzais)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com