TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Homem No Mundo

Dissertações: Papel Do Homem No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

O Universo surgiu há 15 bilhões de anos. É composto de matéria e energia, distribuídas em 200 bilhões de agrupamentos chamados Galáxias, sendo uma, a chamada Via Láctea. Nela, há 100 bilhões de estrelas e, em torno do Sol, uma pequena estrela de 5ª grandeza, orbitam massas planetárias diminutas, sendo uma, nosso planeta, a Terra.

Aqui na Terra vivem mais de 3 milhões de espécies de diferentes seres vivos, sendo que só a espécie humana possui mais de 5 bilhões de indivíduos. E apenas um, é cada um de nós. Somos irrepetíveis, não só a carga genética, mas também as nossas experiências de vida são únicas. Somos um em mais de 5 bilhões de seres humanos, representando uma espécie entre 3 milhões diversas, vivendo em um planeta que gira em volta de uma estrela, situada no meio de 100 bilhões que compõem uma das 200 bilhões de galáxias existentes.

Enfim..., cada ser é único, somos únicos entre muitos. E qual é o sentido de nossa existência? Essa é a resposta que os filósofos e religiosos buscam através de teorias, pensamentos e estudos, descobrir o porquê da nossa existência e qual o sentido da vida. Cada um no seu tempo e a seu modo expõem seu pensamento, e tenta se aprofundar nas indagações em busca de respostas.

E como seres humanos únicos será que precisamos tanto atribuir um valor especial para a vida? E que fatores nos ajudariam a vivê-la de forma mais plena? Para tentar entender o significado da existência e, por enquanto, admitindo que ela tenha um, é preciso compreender algo que não está diretamente contido na própria vida. É uma atribuição ao que vivemos e experimentamos. Portanto, somos nós que conferimos, ou não, um significado, com base no que vivenciamos e entendemos do mundo.

Imagine a vida como uma tela completamente branca, e nós como sendo pintores. Existe algum sentido pra esta tela permanecer em branco? Por este motivo, mesmo não querendo e até mesmo inconscientemente, cada um de nós começará a pintar sua tela, com diferentes ações, pensamentos e ideias próprias de cada um.

Cada indivíduo coloca um sentido em sua própria vida, que dependerá da vivência, maturidade e da experiência que vamos adquirindo com o passar do tempo. A nossa maior busca é a evolução, e para isso buscamos nos desenvolver para que possamos nos tornar pessoas melhores, tanto individual como coletivamente. Nunca devemos nos sentir um ser humano evoluído, mas sim, em evolução. Devemos nos sentir uma obra-prima, mas jamais perfeita e sim em constante aperfeiçoamento.

Nós temos várias necessidades enquanto seres humanos. A necessidade social é aquela em que precisamos fazer parte do meio, através de grupos sociais como: família, trabalho, escola. Temos as necessidades biológicas, que são as necessidades básicas como a alimentação, reprodução. A psicológica, que são as nossas indagações e inquietudes, a qual encontra as respostas principalmente na religião ou na ciência. A ciência, que através dos tempos ajuda o ser humano a explorar o máximo de sua evolução, busca encontrar uma forma de explicar o verdadeiro sentido da vida humana e o estudo universitário contribui para o crescimento individual e social, idealizando que o homem não pode ser visto apenas em parte e sim em sua totalidade.

Por fim, acredito que o sentido da vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com