TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Longo Seculo XX

Pesquisas Acadêmicas: O Longo Seculo XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência obtida com a observação de aulas de Geografia lecionadas em escolas do Estado de São Paulo e como a educação é apresentada aos jovens em idade escolar, possibilitando um primeiro contato com o ambiente escolar por meio de observações e analises dentro da sala de aula, desde os conteúdos dado pelo professor ao comportamento dos alunos em aula.

Saber como a Geografia é pensada e se ela está presente no cotidiano do aluno é o fator prioritário para se tornar um docente. Além disso, a partir da compreensão da Geografia na perspectiva do aluno, pode-se entender como está estruturado o processo de ensino-aprendizagem, a freqüência que os conceitos na disciplina são trabalhados e de que forma são trabalhados dentro da sala de aula.

Apertir de então buscou-se compreender algums questões basicas como: Quais são as perspectivas dos alunos sobre a importância da aula de Geografia e da educação como um todo; A forma como são trabalhados os conceitos em sala de aula e como eles podem ser utilizados no seu cotididano; Qual o posicionamento do professor quanto as questões moraes que são impostas e ele dia-a-dia.

Os objetivos específicos traçados pretenderam identificar: Como o aluno faz o registro das aulas;Como ele partcipa das atividades propostas pelo professor; Como ele se relaciona com a sala e com o professor; se ele consegue aprender e relacionar os conceitos geograficos apresentados na aula; Se ele compreeende a importância da disciplina no entendimento do cotidiano escolar e extra classe.

A Escola Estadual Professora Justian de Oliveira Gonçalves possui hoje aula nos trés períodos sendo manhã e noite o atendimento é exclusivo pra o ensino médio, e a tarde são atendidas as séries fundamentais. Em todas as salas independente do período as séries tem divisões emtre si para evitar a superlotação.

Primeiras impressões

Inicialmente gostaria de enfatizar, que devido a complicações no cronograma da universidade e da dificuldade de comunicação com a diretoria do colegio, a disciplina de Estagio Supervisonado I foi realizada em curtisimo espaço de tempo, não podendo ser feita focada em algumas classes como eu gostaria.

O primento contato com o Escola Estadual Professora Justian de Oliveira Gonçalves foi feita no dia 24/10/2013, logo após o inicio do segundo semestre letivo na universidade. A diretora da escola foi logo impondo uma serie de regras sobre até quando o estagio deveria estar terminado e até mesmo como o estágiorio devia se portar e vestir (estar de calça e cracha de identificação, não desrespeitar ou interromper o professor quando estiver em aula e etc). Logo após estar cinete das normas de conduta fui em direção a sala dos professores para me apresentar a eles e explicar a situção. Inicialmente fiquei surpreso pelo fato da maioria deles me questionar se eu realmente ai querer seguir a carreira do magistério, e quando eu afirmava com todas as palavras que eu queria fazer isso eles diziam que minha opinão estaria mudada ao final do estágio. Em seguida percebi que haviam quatro professores de geografia, e que eu teria que que ficar “migrando” de uma sala para outra de um professor para outro para ter um melhor aproveitamento das horas em que eu estivesse na escola.

Analise do Aluno

O Aluno escolido para analse foi Lucas, um garoto do 9º ano B. O motivo da escolha desta turma apesar de eu ter frequentado poucas aulas, é que era uma sala de numero reduzido de alunos, facilitando a analize do ambiente e do aluno. Primeiramnete nota-se que a turma fica um pouca desconfortavel com a presensa de elemento estranho na sala, passando a agir não normalmente, porém com o passar do tempo a sua presença é assimilada e a turma volta a agir com mais naturalidade nas aulas.

Segundo Goulart (2008) dos 11-12 a 14-15 anos, o adolescente se encontra no estádio ou período de desenvolvimento das operações lógico-formais ou lógico-abstrato, apresentando como característica essencial a distinção entre o real e o possível, ou seja, ao tomar em consideração um problema, é capaz de prever todas as relações que poderiam ser válidas e logo procurar determinar, por experimentação e análise qual dessas relações possíveis tem validez real.

Sobre a forma que o aluno faz o registro das aulas, o aluno em questão se mostra acima da media da turma, mas não o suficiente para agradar o professor. Ele se posiciona nas primeiras carteiras, traz o material exigido pelo professor e até tenta com alguma dificuldade realizar as atividades propostas pelo professor, porém como muitos alunos se destrai com facilidade com meras conversas, que após ser chamado a atenção pelo professor, o interesse pelo conceito que estava sendo explicado acaba desaparecendo. A turma em geral se demonstrava pouco interessada pelo conteudo, tornado um ciclo vicioso em que ou você se junta aos desordeiros ou sera excluido.

Sobre seu relacionamento com os demais colegas não pude definir quais são as suas principais amisades dentro da sala ou na escola, oque pude observa é que apesar de não haver união na sala todos se respeitam no geral. Quando ha um momento de dificuldade quanto a atividade ele procura seus colegas para te aconselhar, que acaba não tendo resultado devido ao desinteresse dos demais, tendo que recorrer ao professor para ajuda-lo. Quanto a sua relação com o professor ela não é nada fora dos parametros convencionais, limitada a ajuda-lo com alguma dificuldade da matéria, tornando o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com