TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perigo do Tsunami

Artigo: O Perigo do Tsunami. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Artigo  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Tsunami é uma onda gigante que se forma no meio do Oceano, geralmente causada pela movimentação da crosta terrestre, ou seja, terremotos ou vulcões, no alto mar elas são baixas, não passam de 30 cm de altura, mas à medida que se aproxima do litoral perdem velocidade e ganham altura podendo passar dos 20 metros de altura. Ainda elas podem ser formadas através dos ventos durante uma tempestade, e as formadas por corpos celestes.

Segundo os cientistas o maior tsunami que atingiu a terra foi no final do período Cretáceo a aproximadamente 65 milhões de anos atrás, segundos eles, ela atingiu facilmente os 3000 metros de altura, varrendo todo o continente americano.

No oceano pacífico, tem algumas placas tectônicas, que as bordas, as vezes se esbarram, e isso causa tremores dentro da água e, quando essas placas tectônicas são muito próximas dos continentes, ocorrem terremotos, mas depende da intensidade do impacto.

Com dez metros de altura, a extensa parede de água avançou sobre a costa nordeste do Japão e arrastou o que encontrou pela frente. Navios e contêineres foram jogados de um lado para outro, como se fossem pequenos brinquedos. Carros de todos os tamanhos flutuavam por ruas alagadas, aeroportos foram invadidos por águas repletas de destroços, enquanto as pessoas buscavam abrigo em áreas mais elevadas. Nos campos, as plantações de arroz submergiram em segundos.

O tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011 é considerado o mais devastador da história do país, que há 140 anos registra o fenômeno natural. O choque entre as placas tectônicas Eurasianas e do Atlântico ocorreu a 32 quilômetros da superfície e provocou um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, dispersando energia equivalente a 30 mil bombas de Hiroshima. As cenas do tsunami invadindo o Japão são assustadoras e ficarão na memória da população mundial por muito tempo.

Para nossa sorte, o Brasil está ao centro da Placa Sul-Americana que está se afastando da Placa Africana. Sendo assim, a hipótese de choque entre as placas está descartada. Entretanto o perigo real vem do arquipélago das Ilhas Canárias situado na costa ocidental da África onde na ilha La Palma existe o vulcão Cumbre Vieja que se entrar em erupção pode despejar até 500 km3 de terra o que causaria um forte impacto no Oceano Atlântico formando uma grande onda. Essa onda viria em direção à América atingindo fortemente parte do Nordeste do Brasil, América Central e América do Norte.

  A junção das palavras “tsu” que significa “porto” e “nami” que significa “onda, mar” resulta na expressão criada pelos japoneses que são acostumados a sofrer com tremores de terra, maremotos, furacões etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com