TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quilombo

Por:   •  15/5/2016  •  Resenha  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 6

uilombo dos Palmares

No Brasil recebiam o nome de quilombo todo o agrupamento formado no período da escravidão composto principalmente por escravos de descendência africana ou brasileira. Muitos desses grupos eram encontrados remanescentes de grupos indígenas, brancos europeus e brasileiros, mulatos, cafuzos e mamelucos. Os quilombos eram comum a todo o continente americano, sendo praticamente impossível ter uma estimativa exata de quantos grupos de fato existiram no Brasil até os finais do século XIX.

Hoje são identificadas mais de duas mil comunidades remanescentes de quilombo no pais, e que lutam pelo direito de propriedade de suas terras. No Brasil regiões com produção agrícola importante, onde predominavam os latifúndios rurais, possuem alguma comunidade formada a partir de um quilombo. Onde se mais desenvolveu os quilombos foram: Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas e Alagoas.

Era facilmente explicável as formações dos núcleos : muitos senhores podiam ser benevolentes em seu trato com os escravos, já outros chegavam a um sadismo incriável, torturando, castigando com penas cruéis a todo o individuo que desrespeitasse as regras impostas. O escravo era considerado um bem, não tinha direito ou permissão de calçar sapatos, e seus pés descalços eram um humilhante e simbólico aviso de aquele ser era cativo.

Com esse ambiente opressor e trabalhos forçados e castigos, os encorajavam a tentar a fuga de qualquer maneira. Em mutos casos esse fugitivo já tinha um destino planejado, comunidades em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas, onde já viviam outros escravos fugitivos, que fugiram com sucesso das senzalas. Viviam ali de acordo cm sua cultura, produzindo em forma comunal, mas em muitos casos também, realizavam trocas e contatos com outros núcleos vizinhos que não eram quilombos, em uma estranha convivência.

Quando em 1888 foi abolida a escravidão oficialmente, não houve mais razão de se referir a esses núcleos de quilombos, e na atualidade a legislação Brasileira denomina estes grupos de “comunidade remanescentes de quilombo”. Sendo esta categoria recente, buscando representar e defender e manter todos estes grupos que tenham origem em comunidade quilombolas.

O quilombo mais famoso foi sem duvida:

Quilombo de Palmares – localizado no Estado de Alagoas, onde há uma cidade com o mesmo nome, foi dirigido pelo Zumbi. No inicio Palmares era habitado por poucos quilombolas, com a guerra do açúcar contra os holandeses, cegou os colonos e a vigilância diminui, centenas de escravos fogem dos troncos das chibatas e das senzalas e vão para um lugar com muitas palmeiras. São dezenas de mocambos, com seus chefes, centenas de homens, mulheres e crianças, emprestando o seu suor a vida, em um ziguezague ritmado e alegre, com um único objetivo: viver em liberdade. Palmares ficava em uma zona bem afastada do litoral, com terra fértil, e predominavam muitas palmeiras, cercada de pau a pique. Os negros viviam da cultura do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Possuía apenas três entradas, cada uma com 200 guerreiros, onde existia armas e munições com as quais foi organizada a republica dos Palmares, abrigando por quase um seculo, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra, com sua morte Zumbi o substituiu reis dos Palmares. Zumbi nasceu no quilombo em 1655, ainda Jovem foi capturado por soltados e doado ao Pe Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou português e latim, em 1670, fugiu da paróquia e retornou ao quilombo, tornado-se líder organizando a resistência aos ataques militares. Zumbi foi sem duvida, um simbolo da liberdade, da força, os negros tentando vencer para conscientizar o mundo de que também são capazes de revolucionar, de mudar esse mundo racista. Zumbi possuidor de grande poder espiritual, resistiu a várias expedições militares, ele queria a liberdade para todos. Em Palmares a maioria o apoiava, até o rei de Portugal se curva ao rei de Palmares, escreveu uma carta elogiando zumbi e propondo um acordo. Mas só uma ideia o animava lutar até o fim. Palmares não obrigava apenas negros, ali estavam reunidos praticamente todas as raças que compõem o Brasil, formando um grupo de cerca de quinze mil almas. Sua gradual importância começou a incomodar as autoridades, que confiaram a tarefa a tarefa de desmantelá-lo ao Bandeirante Domingos Jorge Velho, Conhecido como “Diabo Velho”, em uma tarefa que levou anos, concluída em 1.695

Domingos Jorge Velho, conhecido com sua crueldade, e por isso apelidado de “Diabo Velho”, tinha a ideia de reduzir a cinzas os mocambos de Palmares, em troca queria um quinto do valor dos negros aprisionados, terras e ainda o perdão de seus crimes. A recompensa em dinheiro e bens inflamava os mercenários. A liberdade animava os palmarinos.

Depois de inúmeros ataques, o “Diabo velho” com seus nove mil homens bombardearam a cerca do mocambo defendida por Zumbi, usando poderosos canhões. Zumbi foi morto em 20 de novembro data que hoje se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra”.

QUILOMBO A FAVELA

Segundo o Professor Andrelino Campos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), autor do livro a “Do quilombo a favela” - O espaço criminalizado, tem muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com