TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A palavra quilombo

Resenha: A palavra quilombo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra quilombo era um local de refúgio dos escravos, africanos e afrodescendentes (negros e mestiços), havendo minorias indígenas e brancas. O mais famoso na História do Brasil foi o de Palmares.

Quilombos eram redutos, afastados dos centros urbanos, que reuniam principalmente ex-escravos negros que fugiam de seus senhores em busca de liberdade. Eventualmente, alguns índios e brancos pobres também habitavam os quilombos.

Geralmente, localizavam-se em locais de difícil acesso, como no meio de matas, selvas ou em montanhas, esses núcleos se transformaram em aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e às vezes ao comércio, alguns tendo mesmo prosperado. Seus habitantes, chamados “quilombolas”, formavam comunidades que buscavam manter suas tradições religiosas e culturais; alguns chegavam a reproduzir a organização social africana. Sobreviviam por meio da pesca, da caça, da coleta de frutas e da agricultura; também praticavam o comércio dos excedentes com as populações ao redor.

Existem registros de quilombos em todas as regiões do país. Primeiramente um destaque especial ao estado de Alagoas, mas, Podemos encontrá-los nos seguintes estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.mais precisamente no interior do estado na cidade de União dos Palmares, que até hoje concentra o principal e maior quilombo que já existiu: o quilombo dos Palmares.[4]

O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1597, nas terras da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Em pouco tempo, o seu ideal de liberdade e competente organização fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade.

Até que, em 1695, a expedição de Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo dos Palmares e assassinou Zumbi. Destruiu um território livre símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra de homens e mulheres em busca da liberdade e da construção de uma nação.

Zumbi dos Palmares: Líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão que foi assassinado em 20 de novembro de 1695. E por isso no Dia 20 de Novembro se comemora o dia da consciência negra.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091028153524AArJS9q

Bibliografia: Wikipédia e Yahoo respostas .

CONCLUSÃO: como vimos nesse trabalho, o dia da consciência negra é um dos dias mais importantes do calendário brasileiro, ele honra a nossa raça negra e os nossos antepassados índios, que, apesar de tudo, sempre foram os vencedores dessa história.

Uma das vantagens oferecidas e que considero a mais importante foi o conhecimento que tive a respeito da história e seu atuante papel nas transformações do Brasil.

O DIA 20 DE novembro SERVE COMO UMA LIÇÃO E UM EXEMPLO PARA MUITAS PESSOAS E ATÉ ALGUMAS PRECONCEITUOSAS, PARA Mostrarmos OS NOSSOS ANTESCENDENTES E A NOSSA HISTÓRIA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com