TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quilombo de Palmares e suas Histórias

Resenha: Quilombo de Palmares e suas Histórias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  281 Visualizações

O quilombo dos Palmares e suas Histórias

O quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil.

Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga. O auge do quilombo dos Palmares foi à segunda metade do século XVII embora tenha surgido no final do século XVI.

Era constituída por habitantes chamados de quilombolas que tinham sido escravos em fazendas. E tornou-se símbolo de resistência negra à escravidão.

O quilombo dos Palmares era composto por vários mocambos. Os principais foram Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores o quilombo dos Palmares atingiu de 15 a 30 mil habitantes.

Alguns historiadores acreditam que o quilombo dos Palmares tinha uma organização política poder centralizado nas mãos de um líder: Ganga Zumba e Zumbi foram os líderes mais conhecidos desse quilombo.

Considerando uma ameaça a organização política, o governo colonial organizou varias expedições para reprimir e dominar o quilombo dos Palmares.

O quilombo foi dominado em 1695, após a Investida Militar do bandeirante Domingos Jorge Velho. Em 20 de novembro zumbi foi emboscado e morto.

Todo dia 20 de novembro dia da morte de Zumbi dos Palmares comemoramos o dia da consciência negra. A data é uma referencia e homenagem a Zumbi e a todos os negros que resistiram bravamente à escravidão.

Aluna: Lívia Manuella Paranhos Santos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com