TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sol Como Referencia

Monografias: O Sol Como Referencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 2

O SOL COMO REFERÊNCIA

Para localizar determinados lugares não basta saber o nome de ruas, números das casas, bairros, pontos comerciais e praças.

Há lugares onde esses pontos de referência não existem. Florestas, desertos, oceanos, espaços aéreos são exemplos de lugares eu não apresentam pontos de referência visíveis. Mas, de alguma forma, as pessoas precisam se orientar nesses espaços.

Diante dessa necessidade, os homens criaram outras referências de orientação por meio da observação do Sol.

O Sol surge de um lado e se põe do outro lado, todos os dias. O lado onde o Sol aparece foi denominado Leste (ou Oriente). O lado onde ele se põe foi denominado Oeste (ou Ocidente). Se você apontar a mão direita para onde o Sol surge (Leste) e a sua mão esquerda para onde o Sol de põe (Oeste), à sua frente estará o Norte e às suas costas, o Sul.

Observe a ilustração:

Os quatro pontos de orientação, criados pelos seres humanos a partir da observação do Sol, denominam-se pontos cardeais. Eles são as referências utilizadas para orientação onde não há outros pontos de referência aparentes. Os pontos cardeais são quatro: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Entre esses pontos foram criados pontos intermediários, denominados pontos colaterais, que estão situados entre Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste.

Você já ouviu falar na rosa dos ventos? Ela é o símbolo que representa os pontos cardeais e os pontos colaterais.

Observe a ilustração abaixo:

ESPAÇO GEOGRÁFICO E PAISAGEM

O lugar onde você vive faz parte de um espaço que é formado por elementos naturais, ou seja, criados pela natureza. O espaço também é formado por elementos criados pelos seres humanos. É nesse espaço humano que se desenvolvem as ações humanas.

Os elementos naturais e os elementos humanizados formam as paisagens. Paisagens, portanto, é tudo aquilo que você vê no espaço, como árvores, rios, prédios, casas, ruas, fábricas, trânsitos, etc.

Os seres humanos, vivendo em sociedade, ao se relacionarem, transformam o lugar em que vivem alterando as paisagens. Assim, ao observarmos com atenção as paisagens, conseguimos compreender a maneira como as sociedades interferem no lugar em que vivem. Esses lugares transformados pelos seres humanos são chamados de espaço geográfico.

A Geografia estuda o espaço geográfico, que é o espaço produzido, ocupado e transformado pelos seres humanos.

Observe as fotos a seguir e responda:

1. O que você vê nessas imagens são paisagens? Como chegou a essa conclusão?

R: Resposta pessoal.

2. Em sua opinião, o que é uma paisagem?

R: Resposta pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com