TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo E O Clima

Trabalho Escolar: O Tempo E O Clima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 2

O TEMPO, O CLIMA E AS PAISAGENS TERRESTRES.

(capitulo: 14 paginas 152 a 161- inicio 20/08/2014)

Tempo meteorológico: Indica as mudanças do ar atmosférico em determinado lugar,esta mudanças podem acontecer de maneira lenta ou rápida ser demorada ou não.Ex: Céu limpo ou nublado, se chove ou não, se faz frio ou calor.

Porque o tempo muda?As mudanças atmosféricas dos lugares dependemdo deslocamento de grandes massas de ar pela troposfera. Estas massas distinguem umas das outras pela temperatura (quentes ou frias) ou pela umidade(secas ou úmidas)

Massas de ar e amplitude térmica

Amplitude térmica: É a diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. A amplitude térmica diária, refere-se à diferença entre a temperatura máxima e mínima de um dia.

Exemplo:Ou seja, se a temperatura máxima foi de 36°c e a mínima de 25°c, a amplitude térmica desse dia será de 11°c, já que 36º - 25º = 11º

Se em uma cidade o mínimo de graus foi 19º e o máximo 38º,fazemos = 38º - 19º = 19º, então a amplitude térmica foi de 19º

Previsão do tempo

Meteorologia: Ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos.

Estações meteorológicas

Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrónicos) de medição e registo das variáveis meteorológicas /climáticas.Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão.

Aparelhos usados nas estaçõesmeteorológicas.

O pluviômetro:È um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, (chuva, neve, granizo) ...

Anemômetro: um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.

Heliógrafo: é um instrumento usado para observar o número de horas de brilho solar em determinada localidade e dia do ano.

Caixa de stevenson: Consiste numa caixa de madeira, que permite a livre circulação do ar no seu interior e em torno dos termómetros, ao mesmo tempo que mantém estes permanentemente na sombra. Objetos que ficamneste abrigo:

1 termómetro de máxima;1 termómetro de mínima; 1 psicrómetro.

Pag:154

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com