TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Dissertações: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2012  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  1.665 Visualizações

Página 1 de 9

• Qual a opinião da empresa no que se refere ao clima organizacional?

A empresa considera o clima um aspecto importante da cultura de uma organização. Tanto mais satisfeitos, comprometidos e engajados serão seus colaboradores quanto melhor for o clima.

• Como a empresa verifica seu clima organizacional?

Aproximadamente a cada dois anos, a empresa realiza uma pesquisa de clima. Além disso, as entrevistas de desligamento, assim com as avaliações de desempenho também fornecem subsídios para essa análise.

• Como está atualmente o clima organizacional da empresa?

O clima organizacional da empresa é o seu ponto forte. O bom relacionamento, o respeito e um ambiente “leve” fazem da empresa um bom lugar para se trabalhar. Isto pode ser atestado pelas inúmeras declarações espontâneas dos colaboradores, assim como pelo fato de muitos ex-colaboradores solicitarem a possibilidade de regressar à empresa.

• Como a empresa define sua cultura organizacional? Que elementos podem embasar essa

percepção sobre sua cultura ?

Por ser uma empresa familiar, a cultura da empresa está embasada principalmente nos valores e atitudes de seus sócios. A forma como seus diretores e líderes agem é que determina os comportamentos esperados.

A cultura da Le Postiche é uma cultura de:

 simplicidade

(nossa sede não ostenta, nossa presidente não tem secretária, ela mesma serve café aos seus visitantes, a porta da diretoria está sempre aberta e não é preciso marcar hora para falar com nenhum diretor, estando livre você pode entrar e abordá-lo, etc...)

 participação e respeito

(todos os colaboradores tem espaço para sugerir e opinar, há um estímulo à novas idéias, novas propostas e novas formas de fazer as coisas. Além disso, há liberdade para discordar e dar sua opinião)

 acreditar no potencial das pessoas

( por ser uma porta de entrada para muitos jovens em início de carreira, a empresa não só oferece a primeira oportunidade de emprego, mas também opta por oferecer possibilidade de crescimento e movimentação de área para seus colaboradores, são muitos os exemplos: pessoas que começaram como auxiliar de loja e hoje supervisionam 20 lojas; ou pessoas que começaram como auxiliar financeiro e hoje supervisionam o departamento; pessoas que vieram da loja para o escritório e assim por diante)

1- A empresa demontra preocupaçãp coma ética e com açoes sustentáveis à sociedade na qual está inserida e com o meio-ambiente?

Sim, a empresa apóia uma instituição (ABEM) e faz diversas doações para realização de bazares cuja renda é revertida para entidades educacionais.

Já desenvolvemos alguns projetos com deficientes e pequenos produtores, mas por enquanto as iniciativas da empresa ainda são tímidas e o caminho a ser escolhido não está muito claro.

2- Quais são as ações adotadas pela empresa para garantir que a ética seja praticada por seus colaboradores, desde as decisões corporativas até as relações interpessoais?

A empresa baseia a sua conduta nos seus valores e procura disseminar isso através de suas lideranças. Existe uma cultura de transparência e respeito muito forte.

Não possuímos um código de ética escrito, no entanto, as crenças da empresa sobre isso são tão fortes que este código está no inconsciente coletivo da organização.

3- Como a empresa contribui para a qualidade de vida de seus colaboradores?

O varejo é um segmento cuja questão qualidade de vida não é algo fácil de praticar, trabalha-se 6 dias por semana, em domingos e feriados. Procuramos evitar que os funcionários façam horas extras desnecessárias, reforçamos o tempo todo a importância de conceder folgas em dia e dar férias de 30 dias.

Além disso oferecemos o happy Day um benefício em que o colaborador tem meio dia de folga no dia do seu aniversário.

4- Como a empresa contribui para o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida?

Criando empregos, gerando negócios, desenvolvendo pessoas, criando riqueza.

1) Como a empresa treina e desenvolve seus colaboradores? Como incentiva o aprimoramento de suas qualificações profissionais?

A empresa desenvolveu no ano passado um novo programa de treinamento que está sendo implementado, o nome é passaporte do conhecimento Le Postiche. O programa contempla vários tipos de treinamento, desde treinamentos na loja (TLT) até treinamentos presenciais e à distância (redinteligente-intranet da empresa).

Ao realizar o primeiro treinamento o funcionário ganha um passaporte (similar ao passaporte brasileiro) e a cada curso ou treinamento , ele ganha um selo. Ao realizar vários cursos, ele vai se qualificando para ocupar outras posições.

2) Como são realizadas as ações de treinamento e desenvolvimento?

As ações de treinamento são realizadas com base em um levantamento de necessidades realizado anualmente pela área de rh com participação da área de vendas.

3) Quais são as modalidades de treinamento e desenvolvimento utilizadas pela empresa?

A empresa utiliza treinamentos “on the job” (no local de trabalho), treinamentos presenciais e à distância. Além disso, realiza vários eventos e ações de comunicação, com o objetivo de treinar e motibvar a equipe.

4) Existem parceirias com outras organizações para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores? Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com