TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Por:   •  15/10/2012  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 9

• Qual a opinião da empresa no que se refere ao clima organizacional?

A empresa considera o clima um aspecto importante da cultura de uma organização. Tanto mais satisfeitos, comprometidos e engajados serão seus colaboradores quanto melhor for o clima.

• Como a empresa verifica seu clima organizacional?

Aproximadamente a cada dois anos, a empresa realiza uma pesquisa de clima. Além disso, as entrevistas de desligamento, assim com as avaliações de desempenho também fornecem subsídios para essa análise.

• Como está atualmente o clima organizacional da empresa?

O clima organizacional da empresa é o seu ponto forte. O bom relacionamento, o respeito e um ambiente “leve” fazem da empresa um bom lugar para se trabalhar. Isto pode ser atestado pelas inúmeras declarações espontâneas dos colaboradores, assim como pelo fato de muitos ex-colaboradores solicitarem a possibilidade de regressar à empresa.

• Como a empresa define sua cultura organizacional? Que elementos podem embasar essa

percepção sobre sua cultura ?

Por ser uma empresa familiar, a cultura da empresa está embasada principalmente nos valores e atitudes de seus sócios. A forma como seus diretores e líderes agem é que determina os comportamentos esperados.

A cultura da Le Postiche é uma cultura de:

 simplicidade

(nossa sede não ostenta, nossa presidente não tem secretária, ela mesma serve café aos seus visitantes, a porta da diretoria está sempre aberta e não é preciso marcar hora para falar com nenhum diretor, estando livre você pode entrar e abordá-lo, etc...)

 participação e respeito

(todos os colaboradores tem espaço para sugerir e opinar, há um estímulo à novas idéias, novas propostas e novas formas de fazer as coisas. Além disso, há liberdade para discordar e dar sua opinião)

 acreditar no potencial das pessoas

( por ser uma porta de entrada para muitos jovens em início de carreira, a empresa não só oferece a primeira oportunidade de emprego, mas também opta por oferecer possibilidade de crescimento e movimentação de área para seus colaboradores, são muitos os exemplos: pessoas que começaram como auxiliar de loja e hoje supervisionam 20 lojas; ou pessoas que começaram como auxiliar financeiro e hoje supervisionam o departamento; pessoas que vieram da loja para o escritório e assim por diante)

1- A empresa demontra preocupaçãp coma ética e com açoes sustentáveis à sociedade na qual está inserida e com o meio-ambiente?

Sim, a empresa apóia uma instituição (ABEM) e faz diversas doações para realização de bazares cuja renda é revertida para entidades educacionais.

Já desenvolvemos alguns projetos com deficientes e pequenos produtores, mas por enquanto as iniciativas da empresa ainda são tímidas e o caminho a ser escolhido não está muito claro.

2- Quais são as ações adotadas pela empresa para garantir que a ética seja praticada por seus colaboradores, desde as decisões corporativas até as relações interpessoais?

A empresa baseia a sua conduta nos seus valores e procura disseminar isso através de suas lideranças. Existe uma cultura de transparência e respeito muito forte.

Não possuímos um código de ética escrito, no entanto, as crenças da empresa sobre isso são tão fortes que este código está no inconsciente coletivo da organização.

3- Como a empresa contribui para a qualidade de vida de seus colaboradores?

O varejo é um segmento cuja questão qualidade de vida não é algo fácil de praticar, trabalha-se 6 dias por semana, em domingos e feriados. Procuramos evitar que os funcionários façam horas extras desnecessárias, reforçamos o tempo todo a importância de conceder folgas em dia e dar férias de 30 dias.

Além disso oferecemos o happy Day um benefício em que o colaborador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com