TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE MAPAS TÁTICOS PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Por:   •  11/4/2018  •  Bibliografia  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 12

O USO DE MAPAS TÁTICOS PARA O ENSINO DOS BIOMAS BRASILEIROS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Henrique Faulkner de Paula Silva[1]

henriquefgeo@gmail.com

Willian de Abreu dos Santos¹

wabreus87@gmail.com

Leandro Pedro¹

fe.leandropedro@gmail.com

Fernanda Teodoro Sampaio¹

fernandinha-31@live.com

  1. Introdução

O mundo caminha para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Nesse viés, pode-se dizer que a educação inclusiva, além de ser um direito humano, que consiste onde todos têm o direito a conviver em sociedade, é algo necessário a se realizar nas salas de aula. Pensando na inclusão de alunos com deficiência visual, uma das formas mais acessíveis de proporcionar o conhecimento devido a estes é através de mapas táticos

O uso de mapas táticos para a educação vem sendo amplamente difundido no ensino superior, porém, devido à falta de infraestrutura nas escolas e do despreparo de alguns professores da rede, esses instrumentos didáticos acabam por sua vez tornando-se obsoletos e de pouco interesse em relação ao seu uso.

Utilizar os mapas táticos no cotidiano escolar, independentemente das condições em que a escola se encontra, proporcionam um enriquecimento considerável para a compreensão do espaço geográfico e consequentemente no entendimento da dinâmica estrutural das formas e feições da Terra como um todo. De posse destes materiais os professores, têm inúmeras abordagens a serem delimitadas em seus conteúdos escolares, pois tratam de temas que muitas vezes perpassam a sala de aula e fazem parte da realidade de cada adolescente.

Assim, utilizando este tipo de material para ensinar os alunos com deficiência visual, além de facilitar seu aprendizado, este contato faz com que o aluno seja incluído na sala de aula e aprende a conviver e aceitar as suas próprias diferenças. Este método de educação, ainda proporciona um crescimento pessoal e profissional deste aluno com deficiência visual como cidadão.

Portanto, este trabalho objetivou na realização de uma oficina, onde foram apresentados mapas táticos com o tema geográfico “Biomas Brasileiros”, capazes de representar os biomas brasileiros direcionando-os a deficiência visual, elaborados a partir de materiais simples mas, de fácil compreensão ao público a que foram destinadas.

  1. O Uso de Mapas Táticos Para o Ensino de Geografia

O ensino da Geografia tem como responsabilidade a preparação dos estudantes para que possam fazer uma leitura crítica do espaço produzido, reproduzido social e economicamente. Nesta linha, pode-se dizer que o ensino da Cartografia nos permite entender as dimensões da superfície terrestre em mapas, plantas, croquis, perfis topográficos, globos, maquetes, fotografias aéreas e imagens de satélite.

Para Francischett,

O aprendizado do espaço geográfico dá-se através da iniciação ou alfabetização cartográfica, que compreende uma série de aprendizagens indispensáveis para que os alunos busquem informações, hipóteses e conceitos. Trabalhando-se com a cartografia apoiada numa fusão de múltiplos tempos e numa linguagem específica, é possível que se faça, através da localização e da espacialização, uma referência de leitura das paisagens e de seus movimentos. (2004, p. 16-17).

Os mapas expressam uma forma de linguagem dinâmica que permitem ao aluno interpretar e analisar as relações presentes no espaço, proporcionando o desenvolvimento cognitivo. Seguindo este raciocínio Martinelli afirma que

O mapa nunca deverá resultar como uma ilustração de texto geográfico, mas, ao contrário, deverá ser um meio capaz de revelar o conteúdo da informação, proporcionando desta forma, a compreensão, a qual norteará os discursos científicos, permitindo ao leitor uma reflexão crítica do assunto. (2003, p. 11).

        Ao relacionar o uso dos mapas com alunos com deficiência visual, Vasconcellos elucida que

No caso do aluno deficiente visual, a importância dos mapas é ainda maior. Diagramas, ilustrações, modelos e mapas, apesar de abstrações da realidade, conseguem concretizar o espaço, sintetizando a informação a ser percebida pelo tato. Os mapas podem ser usados para localização, orientação e locomoção, juntamente com a bússola, na escala da edificação. Estes recursos, para pessoas portadoras de deficiência visual, podem ser usados para auxiliar nos seus deslocamentos da vida cotidiana, na escola ou no bairro. Dessa forma, o mapa é fundamental na percepção e construção do espaço pelo usuário, principalmente porque ele não pode captar informações espaciais através da visão. (1993 p. 50).

        Pensando em um meio em que, a educação inclusiva é algo necessário para o aprendizado do aluno com deficiência visual, Almeida ressalta que,

A pessoa com deficiência visual não pode prescindir deste meio de comunicação que, adaptado ao tato, ajuda na organização de suas imagens espaciais internas. Diagramas, gráficos e mapas de qualquer natureza, possibilitam o conhecimento geográfico e facilitam a compreensão do mundo em que vivemos. Por essa razão, é preciso adaptar as representações gráficas para que possam ser percebidas pelo tato, dando para a pessoa com deficiência visual oportunidades semelhantes àqueles que podem ver. (2001 p. 120)

        Os mapas táticos são representações tridimensionais das projeções planas, assim,

Ao fazer a adaptação de um mapa para uso de uma pessoa com deficiência visual é preciso considerar algumas limitações ligadas à resolução do tato e à sua capacidade de percepção das variáveis gráficas e dos símbolos cartográficos. Algumas normas devem ser consideradas, como por exemplo, a altura ideal em milímetros, o espaçamento dos signos e a espessura das linhas (VASCONCELLOS, 1993, p.120).

A apresentação dos mapas táticos em classe possibilitará reconhecer através da compreensão do espaço em que o aluno está inserido e do conteúdo apresentado, permitirá a integração entre o professor e o aluno, tanto quanto entre a prática e a teoria e ainda correlacionar fatos, entre tantas alternativas do processo pedagógico. Entretanto,

pode-se constatar a necessidade de propostas curriculares e de formação de professores para o trabalho com alunos com deficiência, propostas que devem contemplar práticas com materiais didáticos e tecnologia assistiva, troca de experiências entre professores e instituições, além de teorias e legislação existente no campo da educação inclusiva. (VASCONCELOS, MANRIQUE, 2014, 156)

Assim, pode-se afirmar que, desde que haja interesse tanto do professor quanto do aluno com deficiência visual, existem meios que possam além de garantir a eficácia em seu aprendizado independente do tema a ser trabalhado em sala de aula, quando de percepção de inclusão onde os mesmos estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (444.1 Kb)   docx (463.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com