TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O município de Ribas do Rio Pardo

Tese: O município de Ribas do Rio Pardo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Tese  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Ribas do Rio Pardo é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Dista 102 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e a sede do município localiza-se às margens da rodovia BR-262. Às margens dessa rodovia também encontram-se grandes áreas destinadas para instalação de empresas e indústrias, onde encontram-se instaladas empresas de reflorestamento, serrarias, frigoríficos entre outras empresas.

Índice [esconder]

1 Geografia

1.1 Localização

1.2 Geografia física

1.3 Geografia política

2 História

3 Demografia

4 Economia

5 Referências

6 Ligações externas

Geografia[editar]

Localização[editar]

O município de Ribas do Rio Pardo está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Três Lagoas). Localiza-se na latitude de 20º26’34” Sul e longitude de 53°45’32” Oeste. Distâncias:

102 km da capital estadual (Campo Grande)

973 km da capital federal (Brasília).

Geografia física[editar]

Solo

A região centro-norte do município de Ribas do Rio Pardo é dominada pela ocorrência de Neossolos e, na região sul, verifica-se a predominância de Latossolo de textura média, tendo ambos, baixa fertilidade natural. Existem ainda algumas manchas de Planossolo.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 312 m. Os modelados colinosos, com declividades suaves e alguns pequenos ressaltos topográficos, são os responsáveis pela diversidade da paisagem que é normalmente suave ou tabular em toda a extensão do município, ficando para as margens dos principais rios as áreas de acumulação também planas. O município de Ribas do Rio Pardo encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, dividindo-se em três unidades geomorfológicas:

Rampas Arenosas dos planaltos Interiores

Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo

Modelos de Acumulação

Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva e com relevos elaborados pela ação fluvial, além de áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW), sendo as temperaturas médias do mês mais frio menores que 20°C e maiores que 18°C.

Ao Norte do município, o clima se apresenta sub-úmido, com índice de umidade com valores anuais variando de 0 a 20%. A precipitação pluviométrica anual varia entre 1.200 a 1.500mm. Excedente hídrico de 400 a 800mm durante três a quatro meses e deficiência hídrica de 500 a 650mm durante cinco meses. Ao sul, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com