TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O território italiano

Artigo: O território italiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiramente um fator importante que evidencia o norte italiano como rico e industrializado, como se observa nas análises dos mapas e dados, é sua proximidade e divisa com os outros países europeus, que além de serem altamente industrializados e ricos, possuem um grande fluxo de mercadorias, importações e exportações.

A região norte como já citado acima, com grande importância econômica, seguindo a lógica mundial de norte rico, apresenta um PIB per capita alto, se comparado ao restante do país, aréa de fronteiras França e Suíça, por exemplo, e com grandes altitudes, relevo montanhoso nessas regiões de fronteiras da Europa. Acompanhando o relevo é típico o frio e as baixas temperaturas, assim como inverno rigoroso e os grandes índices de precipitação. Também presente no norte uma grande área de planície, propícias as instalações industriais que são representativas ao PIB da região e do país, como exemplo Ferrari e Fiat, duas clássicas empresas automotivas italianas presentes na região.

O centro do pais economicamente importante setor do turismo, com sua importância histórica, como a cidade de Roma e o Vaticano. Com clima ameno, aréa de média altitude, mais costeiras, está mais próximo aos trópicos. É a região com maior índice demográfico. Como local de turismo, capital do país, importante contexto histórico e grande fluxo de turistas, climas medianos, são razões que ajudam a explicar a alta populacional, até mesmo o PIB médio alto desta região.

O sul italiano segue a lógica global, e é caracterizado como uma região carente e de baixo PIB e atividade industrial. Assim como países do sul, essa região é forte no setor primário, destacando o cultivo de uva, batata entre outros. Com sua próximidade ao continente africano é grande alvo da imigração ilegal. Como região mais ao sul, possui temperaturas mais elevadas, se comparadas ao resto do país, e menores taxas de precipitação, fatores que favorecem aos cultivos de terras nessas aréas.

O território italiano segue a uma lógica de desenvolvimente de acordo com suas caracteristícas de relevo, clima e localização. A grande planície ao norte favorece a industrialização e a atividade industrial como um todo, assim como sua proximidade com mercado consumidor europeu, facilitando escoar essa produção. A região central contemplada com cidades históricas como Roma e a presença do Vaticano, cidade estado, que apesar de sua independência politíco-administrativa acaba por impulsionar e movimentar o comércio e o turismo italiano. E o sul com as características climáticas mais comuns aos trópicos e uma maior distância das dívisas européias, se destaca na agricultura, talvez por falta de incentivos e politícas de direcionamento de investimentos por parte do Estado. Mas, a agricultura acaba por explicar a aréa de menor PIB do país, em contraste com o Norte, com maior PIB per capita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com