TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS

Monografias: OS BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  3.934 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIO

1- A emergência de blocos econômicos regionais significa que a economia mundial não terá mais fronteiras? Escreva, explicando.

R- Não, entretanto agora as fronteiras econômicas são determinadas pelos blocos. (claro que isto é fatores econômicos e não políticos).

Deste modo, ao se analisar os processos de comercio globalizado este está contido nos blocos econômicos. Exemplificando para se comercializar com o Brasil que faz parte do MERCOSUL (aduaneira) é necessário pagar as taxas referentes a países de fora do grupo. Na união européia é algo mais profundo ainda visto que há uma integração também cultural, deste modo, você se torna "cidadão do bloco" podendo ter acesso a universidades e países do bloco mais facilmente.

2- Por que os países estão se organizando em blocos regionais de comercio?

R- Isso ocorre devido à globalização que se consolidou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial. Essa integração intensifica as disputas no âmbito do mercado global, entre empresas e países, o que favorece a formação de blocos econômicos regionais. Através destes blocos formam-se alianças econômicas numa "guerra" de mercado, em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas.

E os países podem ser organizar em diferentes tipos de blocos: os mercados comuns, as uniões econômicas e monetárias, as zonas de livre comercio e as uniões aduaneiras. No caso de um mercado comum, como a União Européia (EU), busca –se uma padronização da legislação econômica, fiscal, trabalhista, ambiental etc.

3- Qual é a diferença básica entre a União Européia, o Nafta e o MERCOSUL?

R- A União Européia é um bloco econômico de grande parte dos países da Europa, tem sua própria moeda, que é universal no bloco (euro) e livre circulação de produtos e pessoas (sem uso de passaportes ou alfândegas).

NAFTA, tratado formado pelos países da América do Norte (México, USA e Canadá), onde há a livre circulação somente de mercadorias.

MERCOSUL, bloco econômico formado por alguns países da América do Sul, permite a livre circulação de produtos e pessoas, além da ajuda mútua financeira, etc.

4-Por que o acordo geral de tarifas e comércio (GATT) transformou-se em organização mundial do comércio (OMC)?

R- por que o Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT). Durante a Rodada Uruguai de negociações, voltou-se a discutir sobre a criação de um organismo internacional destinado a regulamentar o comércio internacional, não apenas de bens, mas também serviços, além de temas relacionados a investimentos e propriedade intelectual, entre outros. Como resultado, a Ata da Rodada Uruguai inclui um novo Acordo de Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT 94), os quais mantêm a vigência do GATT 47, o Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS), o Acordo sobre Investimentos (TRIMS), o Acordo sobre direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS), além de acordos destinados a regulamentares procedimentos de solução de controvérsias, medidas antidumping, medidas de salvaguarda, medidas compensatórias, valoração aduaneira, licenciamento, procedimentos, etc. Por fim, a Ata da Rodada Uruguai também contém o acordo constitutivo da Organização Mundial de Comércio (OMC), encarregada de efetivar e garantir a aplicação dos acordos citados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com