TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culturas Patrimoniais Regionais

Tese: Culturas Patrimoniais Regionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

A cidade de Teixeira de Freitas teve sua origem em conseqüência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim o povoado, que mais tarde foi denominado São José do Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do rio Itanhém.

A cidade de Teixeira de Freitas recebeu o nome em homenagem ao baiano Mário Augusto Teixeira de Freitas, fundador do Instituto Nacional de Estatística, cujo nome foi mudado em 1938 para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Localizada no Extremo Sul da Bahia e município da Costa das Baleias a cidade possui uma área de 1.154 km2 e uma população de 118.702 habitantes, sendo 98.688 na zona urbana. Atrai visitantes tanto da região, quanto e estados vizinhos que são seduzidos pela diversidade de serviços oferecidos.

O turismo de negócios é o segmento que se destaca, pois muitas pessoas se deslocam visando a concretização de negócios e também por encontrarem extruturas necessárias para o desenvolvimento dos negócios. Além da disponibilidade de mão de obra profissional qualificada, gerada principalmente pela multiplicidade de cursos oferecidos pelas faculdades particulares e universidade pública.

2. Culturas Patrimoniais Regionais

A capoeira é uma mistura de dança, jogo e luta e uma das maiores manifestações do folclore baiano. Foi criada pelo capoeirista Bimba, baseia-se em movimentos e golpes no chão e no ar através de acrobacias tecnicamente perfeitas, pois são belas e suaves. Sempre acompanhados pelo toque do berimbau, pois sem este os corpos não se movimentam, o sangue não esquenta e a dança não vive, o Berimbau é um instrumento musical que dita o ritmo do jogo.

A capoeira inicialmente foi inserida na escola como uma atividade extracurricular, como esporte favorece o conhecimento do corpo como um todo, o desenvolvimento intelectual e moral, mudanças comportamentais, convívio social e estabilidade emocional, combatendo o estresse e promovendo a reenergização individual e/ou coletiva.

A capoeira manifesta-se como um jogo, como uma luta e como uma dança, sem assumir efetivamente nenhuma destas características isoladamente, mas sendo todas ao mesmo tempo. Ela reúne, portanto, grandes instrumentos para a educação escolar, como a música, o ritual, a expressão, a harmonia e a sua pluralidade de manifestações corporais e culturais.

São muitas as possibilidades do corpo humano através da capoeira. Observando as três dimensões que envolvem o esporte,esforço físico orientado e constante, submissão às regras organizativas, próprias, e objetivos de competição, mesmo que o esporte se faça praticar com objetivos puramente recreativos os benefícios proporcionados à formação total do indivíduo são inerentes.

A capoeira é fruto das práticas culturais, pois o resgate da cultura é fundamental em qualquer lugar. Pois valorizar, suas origens é, sobretudo no Brasil atual, uma necessidade premente. Através da capoeira, valorizamos a nós mesmos, criamos um sentido de ser passamos a significar de forma admiravél, e assim tanto brasileiros quanto estrangeiros, todos aprendem um pouco a história da nossa terra, nossas raízes, a geografia do nosso estado onde pode ser trabalhado a interdisciplinaridade, respeito à ação recíproca comum, e à qualidade desta ação, frisando a interdependência, a interação, a comunicação existente entre as disciplinas e buscando a integração do conhecimento num todo harmonioso e significativo. O professor que trabalha de forma interdisciplinar é aquele que sabe montar uma rede dialógica entre às diferente áreas do conhecimento, é reflexivo e compromissado mantém-se integralmente no que faz.

A capoeira é um conteúdo que pode ser contemplado na escola pelos seus múltiplos enfoques, que possibilitam a luta, a dança e a arte, o folclore, o esporte, a educação, o lazer e o jogo. Com isso, a capoeira torna-s de fácil aplicação como conteúdo no âmbito escolar devido à grande pluralidade cultural que nos trás.

ARTES- A presença da música, os instrumentos usados, as cores dos instrumentos, os movimentos básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com