TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURAS PATRIMONIAIS REGIONAIS

Tese: CULTURAS PATRIMONIAIS REGIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA VI

ANDRÉIA APARECIDA DE JESUS NERES

JORDÂNIA LARANJEIRA OLIVEIRA

LUVANI CUNHA XAVIER

MARLUCIA DE JESUS CUNHA

NILMA DOS REIS RAMOS

NUBIANA DE ALMEIDA

VINICIUS SILVA DO ESPÍRITO SANTO

CULTURAS PATRIMONIAIS REGIONAIS

Teixeira de Freitas

2012

ANDRÉIA APARECIDA DE JESUS NERES

JORDÂNIA LARANJEIRA OLIVEIRA

LUVANI CUNHA XAVIER

MARLUCIA DE JESUS CUNHA

NILMA DOS REIS RAMOS

NUBIANA DE ALMEIDA

VINICIUS SILVA DO ESPÍRITO SANTO

CULTURAS PATRIMONIAIS REGIONAIS

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização e didática nos anos iniciais do Ens. Fund, Avaliação e ação docente, Ens. Da Ling. Portuguesa, Ens. da Educ. Física Escolar, Ens.das Artes.

Prof. Edilaine Vagula, Vilze Vidote; Laura Célia S. Cabral Cava, Daniela Minelli, Juliana Simm.

Teixeira de Freitas

2012

INTRODUÇÃO

As riquezas dos conhecimentos tradicionais pertencem a uma trajetória cheia de altos e baixos, que por sua vez, foi iniciada através das histórias dos descendentes que na qual, deixaram marcas interessantes para a construção de uma nova história, pois os costumes como as brincadeiras,as comidas típicas,as danças,a religiosidade dentre outros causou um impacto na trajetória de vida. Todavia, a comunidade na qual estamos inseridos é um lugar de poucos recursos de trabalho, mas existe uma variedade de aspectos que garantem uma boa estadia neste lugar, assim São José foi fundado á aproximadamente uns 50 anos atrás, o surgimento do mesmo se deu devido a pescadores e por está ás margens do rio Itanhém, o tempo foi passando novas oportunidades de mudanças foram surgindo e graças a Deus a nova era garantiu uma nova visão de mundo apareceu no cotidiano da população, então a primeira escola fundada aqui, foi à escola Ulisses Guimarães, que naquela época atendia alunos até a quarta série do ensino fundamental, com o crescimento do lugar e necessidade de um novo lugar para ministrar o ensino, então foi construído a escola São José que atualmente atende uma grande clientela que atinge desde a educação infantil até a oitava série, ou o nono ano, essa escola possui uma proposta pedagógica abrangente onde busca integrar-se com o público não pertencente á escola.

CULTURAS PATRIMONIAIS REGIONAIS

Enfatizando os aspectos da educação local, é visto que o envolvimento com a comunidade acontece pelo menos umas cinco a sete vezes por ano, isso garante uma comunicação maior com os costumes regionais. Esses encontros acontecem através de passeios, festas comemorativas, jogos estudantis, palestras, exposições de trabalhos dos alunos alem das reuniões periódicas.

Por tanto a educação em todos os seus momentos representa na vida do homem um marco gratificante que pode decidir o caminho do indivíduo em todas as direções, garantindo-os uma nova conduta, uma vez que sem educação não há desenvolvimento de mundo, nem tão pouco de ser humano.

Relatando as perspectivas expostas nos conteúdos o mesmo vem esclarecendo que a cultura diz respeito ao reconhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, oferecendo aos estudantes a possibilidade de reconhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.

Descrevendo os conceitos é comprova de que as mudanças recentes ocorridas no mundo, certamente se refletem no comportamento, nos valores e nas instituições, seja familiares ou educacionais, por isso que as escolas precisam estar em um processo de inovações, ou seja, deve sempre está levantando hipóteses sobre como resgatar os valores inserido-os em uma nova proposta tecnológica talvez este seja o grande desafio da educação atual que ao invés de conhecer o mudo diferente e preservar os valores e comportamentos a mesma quer atropelar a atualidade dos alunos,sabendo-se que os comportamentos são indissociável na prática educativa de todas as épocas,como étnicas,a moral e tentar atender as necessidades das crianças sem fugir do contexto de cada uma.

Enfatizando a temática, pode-se dizer que a história da região é bastante interessante, pois existem costumes variados onde cada indivíduo possui seu jeito de ser, onde podemos frisar as festividades do padroeiro (São José), as festas junina, o Boi Janeiro que é um costume antigo da região, assim analisando a importância do resgate dessa dança, foi então que, aprofundamos um pouco mais nesta perspectiva, a partir daí imaginamos uma atividade que envolvesse se não toda comunidade mais pelo menos parte da mesma, assim colocamos em pauta nossa idéia, então pensamos em um dia letivo diferente, onde todos pudessem ter acesso ao trabalho desenvolvido na escola, o dia da arte na escola, mas, como dia da arte?Seria criado vários desenhos sobre as danças típicas da região, apresentações da dança do boi janeiro com músicas,alem de cartazes produzido pelos próprios alunos,tendo também apresentação verbal com depoimento dos educadores e moradores da região, que seria apresentado em telões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com