TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE[pic 1]

Fundamentos De Geologia

Vitor Rocha Dos Anjos Feitosa

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA

Aracaju

2018

Vitor Rocha Dos Anjos Feitosa [pic 2]

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA

Trabalho apresentado ao curso Fundamentos de Geologia, Universidade Federal de Sergipe, solicitado pela professora Adjanine Carvalho Santos Pimenta.

Aracaju

2018

MAPA MENTAL[pic 3]

ESTRUTURA DA TERRA

  A estrutura interna da terra é classificada por dois modelos, sendo eles por composição química e por comportamento físico. Segundo a composição química, a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo e no comportamento físico divide-se em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno. Ao decorrer do século 19 e no inicio do século 20, com o avanço da tecnologia, começaram a surgir dados mais precisos a respeito do interior da terra, a partir de métodos indiretos, sendo eles a Sismologia, Geotermia, Gravimetria e o Geomagnetismo.

Sismologia

 Sismologia é um ramo da geofísica responsável por estudar os tremores de terra, assim como suas causas e consequências. Um sismo(terremoto) é um fenômeno natural causado pela liberação de energia, que ocorre na porção mais superficial do planeta, sob a forma de ondas sísmicas. O papel da sismologia é estudar esses fenômenos, procurando entender o que acontece no interior da crosta do planeta.

 Geotermia

  É um ramo da Geologia que estuda as variações de temperatura que ocorrem no interior da Terra. Entendendo a forma o calor se distribui no interior terrestre nos ajuda a compreender o comportamento físico das camadas da Terra.

Gravimetria

 É o estudo que consiste em analisar as Variações de Gravidade.

Geomagnetismo

  Geomagnetismo é uma parte da geofísica que se dedica ao estudo do comportamento do campo magnético na Terra.

PLACAS TECTÔNICAS

 A teroria que aponta para a existência das placas tectônicas, fala que a litosféra é constituida de placas que movimentam entre si, movimentação que ocasiona terremotos e constrói montanhas. Esta teoria teve início no começo do século 20 com base em evidências geológicas com a teoria da Deriva Continental, porém só foi totalmente aceita após as evidências geofísicas. São reconhecidas 55 placas tectônicas, sendo 15 principais e 40 menores.

LIMITES DE PLACAS

 Existem três tipos principais de limites entre as placas tectónicas: convergentes, divergentes e transformantes.

Limites convergentes

 Limite convergente ocorre quando as placas movem-se uma contra a outra, gerando uma colisão, resultando em uma placa mergulhando por baixo da outra, formando assim cadeias montanhosas e arcos vulcânicos.

 Limites divergentes

 Os limites divergentes, representam as áreas de afastamento, entre duas placas tectônicas, formando assim uma nova litosfera, consequentemente ocorre a formação de fraturas nessas localidades onde o magma solidifica-se e renova a composição dessa crosta.

Limites transformantes

 Nos limites transformantes, envolve um conflito entre as duas placas, as mesmas deslizam uma em relação a outra, porém não é criada uma nova litosfera e nem destruída.

 

TEMPO GEOLÓGICO

 Entende-se por tempo geológico o tempo decorrido desde o final da fase formativa da Terra até os nossos dias. O estudo do tempo geológico é muito importante, pois facilita o entendimento a respeito da evolução da Terra até os dias atuais.

Registro Estratigráfico

 O registro estratigráfico estuda as camadas da crosta terrestre a fim de estabelecer a ordem normal de superposição e a idade relativa dos estratos. Tem por base dois princípios básicos para interpretar os eventos geológicos, sendo eles o Princípio da Horizontalidade, em que os sedimentos são depositados em camadas ou estratos horizontais ou sub-horizontais, e o Princípio da Superposição, que diz que em seções não-perturbadas tectonicamente, a camada sotoposta é mais antiga que a camada sobreposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com