TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Geologia e Mineralogia

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

Fundamentos de Geologia e Mineralogia

Prof. MSc. WESLEY MEDEIROS RODRIGUES[pic 1]

Aluno:____________________________________________________

QUESTIONÁRIO – 1

TEMA: A TERRA

1) Quais as principais feições que individualizam a Terra em relação aos outros planetas?

  • R: A maneira como a vida evoluiu e é distribuído na superfície da Terra é produto da forma como a Terra interage com a atmosfera, as águas e a própria vida.

2) Como estudar a composição química do núcleo e do manto se o homem consegue ter acesso a amostragem de apenas alguns quilômetros de crosta?

R: A investigação direta do manto e do núcleo não é possível, uma vez que não temos acesso a estas regiões do planeta. Assim, os cientistas usam a energia gerada dos terremotos, para investigar a zona mais profunda da Terra.

3) Como é o comportamento das ondas sísmicas S (cisalhante) e P (compressional) no interior do Planeta Terra?

R: Com o auxílio de milhares de sismógrafos extremamente sensíveis foi possível medir o tempo e a trajetória de muitos tipos de ondas sísmicas. As primeiras observações de ondas sísmicas em longas distâncias mostrou que o caminho era curvo para cima. Isso era uma amostra que as ondas viajavam em velocidades mais altas em maiores profundidades.

4) Para que o núcleo terrestre funcione como um grande geodínamo é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia. Quais as principais fontes energéticas liberadas do núcleo terrestre?

 

Energia fóssil, solar, biomassa, eólica, nuclear, geotérmica e gravitacional.

 

5) Como é possível o núcleo externo estar no estado líquido e o núcleo interno estar no estado sólido, se ambos possuem a mesma composição química. Considere que a porção interna possui uma temperatura de cerca de 700º C a mais que a porção externa?

R: Pois a pressão que é exercida no núcleo interno é bem maior que no núcleo externo, e assim o mantém sólido. Pois a força é inversamente proporcional ao volume e assim diminuindo o volume, as partículas ficam mais próximas, mantendo o núcleo interno sólido.

6) Determinadas regiões do manto apresentam-se depletadas (empobrecidas) em alguns elementos químicos. Como se chamam essas regiões? Em quais níveis esses elementos poderiam se concentrar posteriormente?

R: Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma, por causa do calor advindo do interior da Terra, com temperaturas médias de 2.000ºC.

7) Quais os tipos de crostas? Descreva-as (propriedades físicas, químicas).

R: Existem dois tipos de crosta: oceânica com espessura de 7 a 10 km é constituída essencialmente por basalto, enquanto que a crosta continental, com espessura de 20 à 70 km é constituída principalmente de granito. A crosta oceânica é a mais densa que a crosta continental, por conter mais ferro em sua composição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (345.6 Kb)   docx (405.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com