TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Do Espaço Geográfico.

Pesquisas Acadêmicas: Organização Do Espaço Geográfico.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

Angela M.S. de Abreu.

Trabalho apresentado ao Centro Universitário CLaretiano ,para disciplina de geografia, ministrada pela professora Eliana do Pillar Rocha.

Polo de Campo Grande, 20/09/2013

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.

Conceito de espaço geográfico e suas modificações.

O espaço faz parte da vida humana e exerce grande influencia sobre ela, de modo a comandar a vivencia do homem ,seja em sua casa, seja nos caminhos percorridos. Assim, ele possui uma forma durável, mas não permanente, ao contrario, é dinâmico. O espaço é decorrente da junção entre fatos históricos e formas sociais. (Santos, 1978).

Desse modo, podemos concluir que o espaço é a junção do passado e presente, ou seja, ele se transforma pelo modo de produção atual. O espaço é um elemento pressente e faz parte da vida humana.

O período neolítico e a organização do espaço

Trata-se da mudança de uma economia de predação par uma economia de produção. Até então, os homens viviam da caça, da pesca e da colheita. Os homens do paleolítico viviam em tendas e constantemente mudavam suas casas no espaço, pois seguiam as migrações de suas caças e o amadurecimento de diferentes frutos.

A partir do momento que as casas se tornaram importantes para o homem primitivo, ouve uma melhoria técnica em sua produção. Assim, vemos que o homem passou por um elevado avanço técnico ocorrido de modo bastante lento. Cada vez mais ele preocupou-se em desenvolver utensílios que favorece sua permanência no meio natural. Aos poucos foi se apropriando da natureza: primeiro com a descoberta do fogo, e mais tarde, com o descobrimento das técnicas agrícolas.

Pra melhor se adaptar ao meio, passa a viver em grupo e a estabelecer relações sociais. Ao longo dos tempos, ele cria meios de dominar a natureza, e aos poucos, vai organizando o espaço ao seu redor e buscando sua sobrevivência, passando por uma grande revolução técnica e social que vai refletir na maneira como ele vai se organizar espacialmente.

O Estado e seu papel na Antiguidade e na atualidade.

A partir do momento em que o homem passa a viver em sociedade, começam a surgir os conflitos sociais, uma vez que existem diferentes formas de pensar e agir. Desse modo, a vida em sociedade passa a exigir regras para que essa convivência seja harmônica. Observamos, então, o surgimento de uma força dominante que tenta estabelecer a coesão social: o Estado.

Antigamente, o espaço era determinado somente pela produção, pelo trabalho do homem. Hoje o espaço também é determinado por politicas adotadas pelo Estado. Desse modo a organização do grupo tornou-se cada vez mais ampla e avançou em um espaço sociocultural mais estruturada, dando origem às civilizações. Essas civilizações evoluíram, social e economicamente, por meio do avanço técnico, criando diferentes formas de se organizar no espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com